Teresa de Saldanha - Vivência do Evangelho no radicalismo

No dia 6 de Fevereiro de 2012 o grupo do VTS de Lisboa reuniu na sua sede em Lisboa pelas 20h.
O tema de trabalho foi: “O evangelho na vida de Teresa de Saldanha”.
Teresa de Saldanha ao longo da sua vida escreveu imenso, pintou e tocou com grande perfeição. Nos seus escritos, essencialmente cartas, às mais diversas personalidades, eclesiásticas, religiosas, familiares, amigos e outros, temos explicitamente bem demarcada a sua personalidade e espiritualidade.
A sua vida, toda ela uma melodia de Deus, em que ela própria se deixou embalar, foi uma entrega permanente ao Outro nos outros que a rodeavam. Dizia: Nada se pode comparar à alegria de ser toda de Deus. O meu único desejo é fazer a vontade de Deus. Desejo fazer o bem em silêncio e pouco me importa que os outros o vejam. Feliz, mil vezes feliz sou eu e por tudo dou graças a Deus. Deus não vai abandonar-nos, é a nossa grande confiança.
Fiat, palavra que mais prenunciou como resposta à plena vontade do seu Senhor, e vivencia diária do Mistério do Criador. Só quem conhece o Evangelho é capaz de o vivenciar com tamanha profundidade. Tal como Maria, Teresa acolhe Jesus na sua vida, oferece-O a cada pessoa do seu tempo.
Tal como Jesus que veio para fazer a vontade do Pai, Teresa dizia: tudo por Deus e só por Ele. Alicerçou a sua vida na rocha firme para que as tempestades do dia-a-dia em nada a abalassem. A vontade de Deus se faça sempre, e Ele melhor do que nós, sabe o que nos convém, e dizemos sempre Fiat! Por seu amor tudo se sofre e é este amor que cicatriza as feridas do meu coração.
Jesus enviou os seus a fazerem discípulos e prometeu estar com eles até aos confins do mundo. (Mateus 28,19-20). Teresa acolheu o mandato, saindo de si mesma para IR ao encontro de cada pessoa na cidade que a viu nascer. Calcorreia as ruas e ruelas de Lisboa ao encontro de cada uma das «ovelhas perdidas» para as amparar, ouvir e ajudar, tornando as suas vidas mais dignas e mais cheias de alegria.
«Felizes os que são perseguidos por cumprirem a vontade de Deus, porque é deles o Reino dos céus!» Mt 5, 20
Depois de tanto servir e amar os seus, os seus não a acolheram, e em 1910 vê-se espoliada de tudo e de todos. Os seus bens materiais, adquiridos para melhor servir as crianças do povo, são confiscados e as irmãs obrigadas a abandonar as casas onde viviam e a dispersarem para outras paradas. Teresa refugiada numa pequena casa, na Rua Gomes Freire, em Lisboa, com mais duas irmãs, ganha novo vigor e daí orienta a Congregação por ela fundada em 1868 e aparentemente dispersa. Une e envia cada irmã a novos campos de Missão pois o grão amontoado apodrece e disperso frutifica. Hoje na Europa, América do Sul, Ásia e África.
Morre santamente a 8 de Janeiro de 1916 e o seu processo de canonização decorre em Roma desde 2001.
No ano em que celebramos os 175 anos do nascimento da Teresa de Saldanha o VTS unido a toda a Congregação vivencia o ano da Vontade de Deus.

Ir Alzira Ferreira
VTS - Grupo de Lisboa

Comentários