Eleições do VTS Lisboa - Novembro 2014 - mais um encontro!



No passado dia 3 de Novembro o VTS de Lisboa reuniu-se mais uma vez, pelas 20 horas, na casa das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, em Benfica.

Depois de todos terem chegado, e de os bebes terem jantado, iniciámos com uma oração antes do jantar partilhado.
De seguida tivemos o nosso habitual momento de oração através da Liturgia das Horas.

Entrando na ordem de trabalhos, a qual era bastante extensa, começámos por ouvir a partilha dos seis membros que estiveram presentes no Retiro Nacional de Fátima. Através do testemunho da Maria Olímpia, e dos outros membros que foram dando os seus contributos ficámos a saber como tinha corrido o retiro e os seus vários momentos, tendo-se destacado o tema do mesmo, o qual foi “O Tesouro”; os vários momentos de oração e o compromisso, e renovação do mesmo, feito por alguns dos membros dos vários grupos do VTS.
De seguida, e sobre a Missa das Universidades, onde o VTS também esteve representado por alguns dos seus membros, a Joana fez a sua partilha, tendo sido destacado o carácter anual da mesma, a presença do bispo de Lisboa e as mensagens dadas pelo mesmo para os estudantes. No final da missa existiu um convívio o qual contou com a presença de diversos grupos que deram o seu testemunho e mostraram as suas atividades. Ainda nesta matéria foi destacado que deverá ser feito uma espécie de desdobrável que apresente de forma mais atrativa  as atividades e  âmbito do VTS.
De seguida, foi abordada a possibilidade de o VTS passar a redigir alguns textos para a publicação das irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena “Evocação”, que tem como tema as virtudes da Madre fundadora Teresa de Saldanha
O ponto seguinte da reunião foi a eleição dos novos corpos dirigentes, dado a anterior coordenadora ter decidido entrar para a ordem, notícia que nos deixou muito felizes e orgulhosos.
Após a recolha de votos foram eleitos como coordenador: André Silva, como secretária: Rita Castro e como tesoureira: Maria Olimpia.
Seguidamente, foi decidido que todas as terceiras segundas-feiras de cada mês passará a existir um momento exclusivo de oração por parte do VTS de Lisboa. Para já ficaram definidas as datas de 17 de Novembro, 15 de Dezembro e 19 Janeiro, tendo ficado em aberto a possibilidade de nestas datas o VTS Lisboa rezar a oração de completas com a irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, na sua casa de Benfica.
Por último abordámos mais alguns temas relevantes, como o projeto “Rota Teresa de Saldanha”, o Sínodo de Lisboa e  o futuro projeto de voluntariado do VTS Lisboa.
Para a próxima reunião o tema será o Sínodo de Lisboa tendo ficado os membros Bruno e Joana de prepararem o mesmo.


André Silva e Ângela Silva