VTS de Lisboa retoma as suas actividades!

“ Procuremos viver este ano mais fervorosamente, mais zelosamente, mais santamente, que os passados.” – Teresa de Saldanha 

No passado dia 11 de setembro, a comunidade de Lisboa iniciou as suas atividades. Iniciámos da melhor forma, com a Eucaristia no Convento dos irmãos Dominicanos no Alto dos Moinhos. Apesar de não termos estado todos presentes, foi um momento marcante. As leituras e o Evangelho do dia trouxeram uma importante mensagem da misericórdia de Deus para connosco e de nós para com todos.
A misericórdia de Deus é tão profunda, tão perfeita que nada há a temer. Deus irá resgatar-nos do mais profundo dos “poços”. E, como assim é, também nós devemos dar esta misericórdia a quem connosco partilha esta vida. Há que tentar esquecer o orgulho que de nada nos serve e ser humilde para entender as nossas fraquezas e defeitos. Há que socorrer o próximo, mesmo em momentos de discussão, de desencontros, mesmo quando temos razão e o outro não. Há que ir ao encontro do outro e resolver as coisas. É um ato de amor, de misericórdia e não de humilhação. Neste ponto, ainda temos um longo caminho a percorrer. A aprender dia a dia a receber e a dar a misericórdia uns aos outros. E, também neste ponto, temos muito a aprender com o exemplo de vida de Teresa de Saldanha.
“Não há perfeição neste mundo e, portanto, devemos procurar, com o espírito de verdadeira caridade, aproveitar as boas qualidades que encontramos no nosso próximo.” – Teresa de Saldanha

  Depois da Eucaristia seguiu-se o almoço. Foi o momento para conviver, para matar saudades.
Depois do almoço juntámo-nos em Benfica, onde nos esperava a Irmã Angélica e os outros elementos e iniciámos a nossa reunião. Contámos com a doce visita da irmã Rosa Catarino que, para além de se ter juntado a nós na reunião, nos apresentou o mais recente livro da Teresa de Saldanha. Um livro com pensamentos de Teresa para nos acompanhar durante os 365 dias do ano, e uma recolha de alguns textos inéditos sobre a Madre Fundadora. Foi uma surpresa muito agradável. 


Na reunião verificámos quais, dos presentes, poderiam participar na Peregrinação do Rosário que se irá realizar nos dias 24 de 25 em Fátima. Marcou-se as datas e os dias das reuniões mensais e em que moldes se realizariam. Debateu-se os dias e locais onde iríamos realizar os momentos de oração mensais, falamos ainda sobre algumas datas e atividades a realizar com as meninas do lar Madre Teresa de Saldanha. 

A pedido da irmã Rosa Catarino, no dia 1 de novembro, tal como aconteceu no ano passado, o VTS Lisboa irá assegurar juntamente com as irmãs o dia junto ao jazigo da Madre Fundadora no cemitério de Benfica. Para mim é um momento muito especial, pois estamos “mais próximos” de Teresa. Poder entrar no seu jazigo, poder tocar no local onde ela permanece, é um momento doce. Para além de toda a carga emocional, é mais uma oportunidade de falar sobre Teresa a quem passa, a quem quer connosco partilhar um momento de oração, de partilha do que se sabe e do que se sente quando falamos de Teresa.
O meu maior desejo para o VTS Lisboa é que possamos crescer cada vez mais, mas sobretudo que este crescimento tenha bons alicerces, fortes e permanentes que consigam resistir a tempestades e abalos. Que a oração seja sempre a forma de chegar mais perto de Deus e, assim, de cada um de nós. E que, se for essa a vontade de Deus, que tenhamos mais membros prontos a percorrer connosco esta “aventura” de Fazer O Bem Sempre”.

Ângela Silva 
Comunidade de Lisboa