O sinal da irmã Ana Lucas

Ontem, dia 8 de janeiro foi um dia muito emotivo e especial.
Ontem fez anos que a nossa querida madre Teresa de Saldanha partiu para o Pai, contudo havia outro motivo para Lhe dar graças .
A Ana Margarida Lucas fez os seus primeiros votos como irmã. Deixou de ser noviça...para ser "toda de Deus".

O que posso eu dizer da Ana? Muito pouco...para adjetivar o seu caráter...a sua personalidade...o seu amor a Deus. Ela teve um percurso católico "normal". Foi uma jovem muito ativa na sua paróquia. E, quis Deus que pertence-se á Ordem Dominicana, primeiramente como VTS (Voluntaria de Teresa de Saldanha). Era muito notório o muito que ela sabia sobre liturgia, oração, mas era ainda mais notório o seu enorme amor por Deus. A sua vontade de O seguir. Com verdade!

Ela foi para mim uma presença muito forte de Deus.

A sua escolha de vida não foi tomada de Ânimo leve com certeza, mas ela sabia que esse era o seu caminho de felicidade. Pois Deus colocou-nos neste mundo para sermos felizes. Só temos de encontrar esse caminho, com a sua ajuda. Se assim o quisermos.
Sendo católicos devemos tomar decisões da e na nossa vida. Temos de ser fieis a Cristo, saber a razão pela qual O seguimos. E segui-Lo de facto. Sem medo. Medo este que temos.



Quer sejamos irmãs, padres, freis...leigos todos temos este "medo"....mas sabemos que ao sairmos da nossa rotina...do que nos é mais cómodo...e ao seguir Jesus vamos percorrer o caminho da felicidade, mesmo com os espinhos e pedras que esse caminho terá.















Ontem a cerimónia da irmã Ana foi muito bonita. Nunca tinha tido a oportunidade e o privilégio de assistir a algo tão belo. A entrega dela a Deus de alma e coração foi algo que me tocou profundamente.


Ali estava ela, depois de um caminho muito duro...ali estava perante a sua família, amigos, outras irmãs, frades e perante Deus. E pediu para ingressar na Congregação das irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena....e com muito amor foi aceite de braços abertos. Ela deu-se por completo. POR COMPLETO.


O seu véu era agora preto em vez de branco. A cruz de Cristo que recebeu colou-a ao peito para ser um símbolo e uma marca de Jesus. Seguindo os passos de Domingos....de Teresa de Saldanha.


E os membros do Voluntariado de Teresa de Saldanha ali estavam...a assistir...a sorrir...a orar por ela. Ela já não é uma VTS...é muito mais...muito mais. É a "nossa" mana Ana.
Foi especial olhar para o rosto de vários VTS, nomeadamente para os de Lisboa que poderão privar com ela durante mais tempo... e ver a doçura e o orgulho no passo que esta VTS estava a dar. Deus sabe o que nos faz mais feliz... está atento. .. e a seu tempo...nos concede o que mais precisamos.


Que Deus seja louvado sempre e para sempre.

"Feliz mil vezes feliz sou eu e por tudo dou graças a Deus" - Teresa de Saldanha

"Não há maior alegria do que ser toda de Deus" - Teresa de Saldanha

Ângela Silva – VTS Lisboa