Os meus votos para o novo ano que está a chegar


Pensar e falar sobre o ano 2016 tem um sabor agridoce. Foi um ano muito difícil, mas que terminou de forma muito positiva.

Foi um ano complicado a diversos níveis: saúde, profissionalmente e a nível espiritual.

A nível de saúde percebi, este ano, do quão frágil é o ser humano. De um momento para o outro podemos desaparecer.

A nível profissional deparei-me com situações complicadas. Pelas quais nunca tinha pensado, nem imaginava passar. A maldade das pessoas ainda me surpreende. Foi uma grande luta, nunca desisti. Não podia. E tendo Deus comigo sentia e sabia que apesar de ser um caminho com muitos espinhos tinha de o percorrer. Sempre com fé e confiança.
Neste momento, já estou empregada num local onde nunca imaginei estar, mas onde queria muito pertencer. E Ele sabia que esse era um dos meus desejos mais profundos. Foi no tempo e momento certo.

Hoje olho para trás e vejo que se não tivesse confiado em Deus não teria conseguido. Nem sei como consegui. Ele esteve sempre no comando. Sozinha nunca teria conseguido e agradeço muito por todas as graças que recebi.

Olho para o passado e tenho tanto para agradecer. O que Ele tem feito pela minha filha, a sua sempre proteção paternal. Ele sabe que, para mim, é fundamental que ela esteja bem, pois caso contrário o meu mundo desmorona. Mas penso que é assim para qualquer Mãe e Pai.

Durante este ano cresci imenso. A nível pessoal e espiritual. Contudo, não cresci sozinha. Tive sempre o importante apoio dos meus pais, de alguns membros do VTS- Lisboa, de algumas irmãs e do meu marido que é, sem dúvida, o meu melhor amigo e pilar. Este conjunto de pessoas nunca me deixou cair, nem desistir.

A nível espiritual também a minha fé foi colocada em prova. E tenho sempre receio de desiludir a Deus. Tive algumas desilusões oriundas de pessoas que não estava de todo à espera. Tive também algumas atitudes que não queria e das quais não me orgulho, mas que foram necessárias. Pois às vezes sou demasiado simpática e, por vezes, à quem se aproveite e acha que pode dizer tudo e fazer-me tudo e eu nada digo. Isso também foi importante, fazer-me entender de que não me podem fazer nem dizer tudo...e que não o posso aceitar de ânimo leve. E a importância e a necessidade de dizer NÃO.

Foi uma aprendizagem dura, muito dura, mas necessária. Agora consigo compreender isso.
Foi um ano em que procurei muito a Deus, queria saber mais….cada vez mais. Para melhor O servir.

Para o novo ano desejo que os que amo tenham saúde, alegria, amor, concretizações pessoais e a presença de Deus nas suas vidas.
Desejo muito a paz nos locais em guerra, nomeadamente na Síria. Que o massacre de tantos inocentes termine. Que em África diminuam as mortes e a fome de tantas pessoas.
Que, no nosso país, diminua o número de sem abrigo, de crianças a sofrer devido aos seus pais, por morte ou por violência. Que quem está sedento de Deus O encontre e viva na Sua alegria e no Seu amor.

Para o VTS desejo crescimento e amadurecimento. Que nunca nos esqueçamos do fundamental que é Deus, que trabalha em nós. Que tenhamos em S. Domingos, em Catarina de Sena e em Teresa de Saldanha exemplos de vida para melhor servir a Deus e aos nossos irmãos.

Com Deus tudo é mais fácil, mais leve, mais suportável. Basta confiar.
Ele nos continuará a guiar pelo caminho da felicidade.

Bom ano 2017 a todos

Ângela Silva ( VTS Lisboa)