VTS de Lisboa - O balanço de 2016, perspectivas para 2017

Com o inicio do Novo Ano de 2017 há que fazer o balanço dos acontecimentos do ano que terminou no que respeita ao que foi feito e vivido no âmbito do VTS-Voluntariado Teresa de Saldanha, quer a nível local quer a nível nacional.

Começo por lembrar o encerramento do ano Jubilar das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, que teve lugar em Janeiro de 2016 e dos diferentes eventos destaco a inauguração da placa evocativa da Madre Fundadora no Jardim da Rua Gomes Freire, no local onde a MF viveu os últimos anos da sua vida. Foi uma cerimónia singela mas cheia de significado.

No âmbito destas comemorações não posso deixar de lembrar a Missa celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, com a presença de Irmãs de diversas províncias, leigos e familiares.

O ano Jubilar (2015-2016) comemorava os 100 anos da Morte de Teresa de Saldanha e os 150 anos do início da Congregação.

Durante todo o ano de 2016 a comunidade do VTS de Lisboa realizou mensalmente as suas reuniões em que delineavam os trabalhos a desenvolver, promoveram angariação de fundos, tiveram momentos de oração em comum.

Retiros com momentos de oração e temas diversos. Os momentos de oração foram preparados por diferentes grupos e para mim tiveram um significado especial pois permitiram um “encontro” muito intimo com Deus.


Para 2017 devemos continuar o estudo da vida de Teresa de Saldanha para melhor compreendermos a dimensão da sua obra e focar as nossas atividades em prol do “outro”.



Olimpia de Castro