“Partimos…vamos…somos!!”

 “Partimos…vamos…somos!!”

Nos passados dias 6 a 8 de Outubro, realizou-se o XI Encontro Nacional do VTS (Voluntariado Teresa de Saldanha), no qual se comemorou também o seu 15º Aniversário.
Teresa de Saldanha (Fundadora da Congregação e nossa mentora espiritual) dizia “A obra é de Deus, ele quer que actuemos” . Ora foi isso que também nos propusemos fazer no nosso Encontro Nacional. Sair para a rua e divulgar a mensagem da nossa Madre Fundadora era a nossa tarefa.
Este foi o sinal de partida. Mas após um sinal de partida é preciso uma vontade de seguir, de ir, de não ficarmos apenas parados na linha de partida. Foi necessário confiar, acreditar e não temer, pois Deus manifestar-se-ia através das nossas acções.
Em caminho, conhecemos novas pessoas, outras realidades: quem não queria ouvir; quem não sabia que afinal queria e precisava ouvir e quem queria ouvir mesmo sem saber o que iria ouvir.
Sempre no espírito de S. Domingos e de Teresa de Saldanha, tentámos levar a mensagem e deixar no coração de cada pessoa que encontrámos a semente que poderá, com a vontade de Deus, germinar.
Partimos nesta missão, caminhámos em conjunto e ao chegar, na alegria do retorno a casa ouve-se “aquela voz” no interior do nosso cérebro que traduz em compreensão aquilo que o coração já sabia: …é isto que nós somos, são os nossos actos que nos definem, e na certeza de que levámos o amor de Deus e de Teresa de Saldanha ao outro que encontrámos na “estrada” da Vida, sabemos que também o amor de Deus nos encontra…SEMPRE!.
Partimos…vamos…somos e seremos sempre VTS!

André Silva
11/10/2017