VTS




O Voluntariado Teresa de Saldanha (VTS) é uma associação missionária de ação social, ligado às Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, fundado em 2002, fruto do desejo de jovens adultos. Inscreve-se num vasto campo de voluntariado católico, decidido a contribuir para o desenvolvimento comunitário, humano e cristão numa dimensão eclesial. Integra a Rede de Voluntariado Missionário da Fundação Fé e Cooperação. (http://www.fecongd.org/)

Para além de Portugal, o âmbito da sua ação estende-se à Albânia, Angola, Brasil, Moçambique e Timor-Leste, com vista a contribuir para a realização e incremento de ações na área da educação, da saúde, da promoção e da evangelização.


Objetivos

  • Cooperar em regime de voluntariado nos países de missão;
  • Ser testemunho do amor de Deus e atuar segundo o espírito dominicano;
  • Aprofundar a vocação de leigos missionários, sensibilizando-os para a solidariedade entre povos e culturas.
  • Ajudar a formar e acompanhar os voluntários que estejam dispostos a doar uma parte do seu tempo à causa da evangelização e da promoção dos povos, bem como dos grupos sociais mais carentes.
  • Proporcionar uma experiência de alegria na disponibilidade e serviço.

Carisma

O VTS, como ramo da Família Dominicana, vive o carisma de São Domingos, ao jeito da Venerável Teresa de Saldanha, nos seus quatro pilares:
  1. oração:: cada voluntário procura trilhar um caminho de constante redescoberta e crescimento na fé, com o apoio do grupo, alimentando-a através da oração pessoal e comunitária e dos sacramentos;
  2. estudo:: cada voluntário procura aprofundar o seu conhecimento acerca do mundo que o rodeia, investindo na sua formação cristã e humana e encontrando no grupo um lugar de debate e partilha;
  3. vida comunitária:: cada voluntário é inserido num núcleo local que o acolhe, participando e contribuindo ativamente nos seus projetos e decisões, bem como a nível nacional, respeitando os estatutos vigentes;
  4. caridade:: cada voluntário assume o seu compromisso de "fazer o bem sempre", concretizado no seu quotidiano, numa pregação alicerçada num testemunho coerente do Evangelho. Seguindo o apelo de Cristo, poderá também partir para projetos missionários específicos, em território nacional ou nos países de missão onde as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena estão presentes, colaborando com as mesmas.

Família Dominicana :: links para mais

Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena

Pastoral Juvenil Vocacional das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena

Ordem dos Pregadores

Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores

Comunidade do Convento de São Domingos de Lisboa

Instituto São Tomás de Aquino

Missionárias Dominicanas do Rosário

Monjas Dominicanas do Perpétuo Rosário - Fátima

Fraternidades Leigas de São Domingos - Portugal

Movimento Internacional Juvenil Dominicano

Movimento Juvenil Dominicano - Portugal