Caleruega - "As origens de S. Domingos"

Caleruega, pequena povoação da Província de Burgos - Espanha e da Diocese de Burgo de Osma.
Caleruega, segundo os documentos históricos, foi criada entre o ano 912 e 1084 em pleno momento de reconquista. Actualmente os dois monumentos mais antigos de Caleruega são o Torrião da Família dos Gusmão e a Igreja românica de São Sebastião. Nesta vila medieval viviam Felix de Gusmão e Joana de Aza. Em 1170 nasceu Domingos de Gusmão.
Em Caleruega podemos admirar a Peña(monte) de São Jorge e o deu cruzeiro. Na Igreja de São Sebastião foi baptizado S. Domingos de Gusmão. A Pia Baptismal, onde São Domingos foi baptizado, é datada do Sec. XII, a sua linha é muito simples. De pedra quase branca, presentemente guarnecida com folhas de prata. Presentemente encontra-se nas Dominicas del Monasterio de Santo Domingo el Real, de Madrid.
A Pia permaneceu em Caleruega até Maio de 1605, data em que foi trasladada para a corte de Valladolid. Dois foram os motivos para a sua transladação: primeiro porque nesse ano nasceu o sucessor ao trono Filipe Domingo, filho do Rei Filipe III e Margarita de Austria; segundo motivo é que o baptismo do herdeiro do trono deveria celebrar-se na Igreja do Convento de S. Paulo de Valladolid e por casualidade aó estava reunido o Capítulo Geral da Ordem dos Pregadores e, estava a ser presidido pelo Mestre Geral da Ordem Frei Jerónimo Xavierre(Espanhol). Este sugeriu ao Rei Filipe III para que o Príncipe fosse baptizado na Pia paroquial de caleruega. Por esse motivo a pia foi trasladada. Desde esse acontecimento todos os Reis e Infantes de Espanha até aos dias de hoje têm sido baptizados na Pia onde foi Baptizado S. Domingos de Gusmão.
Em caleruega, António Gusmão e Aza herdeiro da propriedade, mandou construir um hospital para acolher os pobres e necessitados. Ampliou o edifício construído mais uma nave. Há documentos que o comprovam com data de 1237. Este foi o edifício que posteriormente deu lugar ao Mosteiro de Dominicanas Contemplativas da Ordem dos Pregadores.

Comentários