56ª Peregrinação Nacional do Rosário e da Família Dominicana






Foi no fim-de-semana 24 e 25 de Setembro de 2011, a 56ª Peregrinação Nacional do Rosário e da Família Dominicana ao Santuário de Fátima.
Este ano devido a uma operação ao nível da restauração e melhorias no edifício do Paulo VI, foi apresentada de forma diferente e mais íntima na sua vivência espiritual por ser na Igreja da Santíssima Trindade.
Deste modo, no sábado foi apresentado um exaustivo e rico painel sobre o tema da peregrinação: “Pregação e Cultura”. Neste painel testemunharam membros da Igreja, leigos, voluntários e jovens, sendo moderado pelo Frei Carlos Furtado.
Frei Gonçalo iniciou muito sucintamente e com toda a sua sabedoria Dominicana e cultural sobre a Pregação e toda a sua envolvente.
Irmã Deolinda, mais exaustiva desenvolveu um doa pontos mencionados anteriormente, assim como Irmã Assunção, testemunhando ambas as suas experiências vividas como pregadoras e como missionárias.
Quanto à apresentação do leigo, Dr. José Carlos como Psicólogo e conhecedor da Família Dominicana por intermédio do colégio entre outros, testemunhou a sua forma de pregação baseada também no seu dia-a-dia como Psicólogo e Pai. Um testemunho mais cultural e real que está presente e mais próximo da nossa sociedade.
Como Voluntária, Ana Margarida Lucas, presenteou-nos com uma linda apresentação sobre o Voluntariado Teresa de Saldanha, testemunhando um pouco do que se fez, do que se faz e que continuamos a fazer de forma a manter sempre presente a nossa pregação como Voluntários.
Por fim, a nossa jovem Joana do Movimento Juvenil Dominicano (MJD) do Pinheiro da Bemposta, maravilhou-nos duma forma extremamente simples e agradável de como se sente a pregar para si e para o próximo, com a música ao som do seu instrumento de pregação, o saxofone, partilhando a sua pregação com toda a assembleia.

Terminado este painel de testemunhos que soube a pouco, seguiu-se a Procissão para a Capelinha das Aparições e saudação a Nossa Senhora.
Após o jantar e a Celebração do Rosário, um novo momento levou todos os que estavam presentes a entrar numa intimidade espiritual muito intensa, devido à Vigília de Oração preparada pelos jovens da Família Dominicana. Dividindo-se num maravilhoso, grandioso e afinado Grupo Coral que conseguiu preencher quase por completo a Igreja da Santíssima Trindade, assim como os jovens que representaram, viveram e rezaram das 9 formas diferentes segundo S. Domingos, de tal forma que a própria assembleia sentia também a necessidade de representar, viver e rezar as 9 formas apresentadas.
Sem dúvida, momento de elevada partilha, pregação e intimidade espiritual inigualável.
Depois dum sábado tão intenso, a peregrinação terminou no domingo após a Eucaristia e Procissão no recinto do Santuário, com um balanço bastante positivo, pois todos os jovens partilharam com a comunidade jovem que este foi um fim-de-semana diferente, mas muito bom e repleto de espiritualidade, lançando assim o desafio para a participação nos próximos anos.

Pregar também é:
“Fazer o bem sempre e onde é possível!” – Teresa de Saldanha

Rita Ribeiro de Castro
Membro do VTS (Grupo de Lisboa)

Comentários