As Virtudes de Madre Teresa de Saldanha

 
 
Na reunião do VTS Lisboa em 10 de Outubro de 2011, o grupo reflectiu sobre as Virtudes de Madre Teresa de Saldanha, com base num trabalho da Madre Geral.

A obra de Madre Teresa de Saldanha está intimamente marcada por virtudes de amor ao próximo, reflexo de seu desejo intenso de acolher Deus no coração.

Teresa de Saldanha orientou o seu caminho sob a PRUDÊNCIA, ou seja, fazer o que é certo, à hora certa, no lugar certo. A precipitação não favorece a prudência, no entanto, levar a vida com calculismos excessivos não serve a Deus. Teresa de Saldanha, com ensejo no agir, teve que por vezes fazer o bem às escondidas, evitando confrontações funestas com a sociedade. Mas, ouvindo e prosseguindo na vontade de Deus, nunca deixou de ser audaz. Empregando a paciência, descobria o momento certo para decidir e agir.

Lembrando a entrega de Jesus e o amor de Deus por nós, Teresa de Saldanha lamentava uma retribuição impossível. Assim, a entrega a Deus é sempre imperfeita. Por isso, retribuiu com JUSTIÇA ao próximo. A sua obra acolheu muitas crianças carenciadas, ofertando-lhes o pão como alimento e a instrução como desenvolvimento.

A FORTALEZA de Teresa de Saldanha era suportada por uma fé total em Deus. A sua vida é fruto da Sua vontade. Sofrendo, Teresa de Saldanha sustém a cruz que Deus lhe apresenta. Aceita a contrariedade, a doença e a morte como parte de um caminho a percorrer. Tudo faz parte, tudo faz sentido. A alegria e o ânimo são imensos.

Viver com moderação, agir adequadamente e respeitar o correcto uso dos bens materiais são comportamentos de TEMPERANÇA. Teresa de Saldanha trabalhava e aproveitava adequadamente os frutos desse trabalho. Foi firme no equilíbrio emocional e baseada em alegria, paz e bondade colocou os excessos de lado.

Todavia, não serão as virtudes mais beneméritas que transformam a vida fácil e suave… por vezes, a caminhada torna-se mais difícil. Mas, Teresa de Saldanha, com fé inabalável em Jesus, seguiu, na certeza que suportava a cruz que lhe era apresentada. E, a sua obra tornou-se no retrato visível da essência da sua alma.

Bruno Partidário
Membro do VTS (Grupo de Lisboa)