ESTAMOS DE VOLTA!!!!

O VTS regressa hoje à blogosfera!
Nunca estivemos afastados, apenas tivemos prioridades um pouco diferentes.
O ano de 2009-2010 foi um ano de reflexão, de crescimento pessoal e de grupo! Tendo esse propósito, tivemos encontros de reflexão, de oração, de convivo, estabelecemos formas de trabalho e criámos uma rotina mensal de reuniões, a primeira segunda-feira de cada mês. Em Julho de 2010, chegou a altura de fazer a avaliação deste chamado
“Ano Sabático VTS Lisboa”. Todos concordámos que o balanço foi positivo, sentimos que agora já podíamos abraçar outros projectos, mas com passos pequenos. Sentimos também que a oração, a reflexão e o convivo são indispensáveis para manter a “boa saúde” do VTS, por isso as nossas reuniões mensais têm sempre jantar, oração, reflexão e debate dos assuntos do momento. Após um ano sem cargos coordenativos definidos, partimos para férias com a menção de quando regressássemos eleger os órgãos coordenativos.
Ainda durante o mês de Julho, mais precisamente, no dia 24 de Julho de 2010, alguns elementos do VTS participaram V Encontro Internacional da Família Dominicana. Durante o encontro foi abordado o tema “A missão Cristã no mundo hoje”, pelo Pe. Manuel Marques, missionário comboniano. Ele ajudou-nos a percorrer o caminho da missão Cristã desde o inicio da Igreja até aos dias de hoje. A parte da tarde foi preenchida com a apresentação do trabalho das várias províncias da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena (CIDSCS) e também do trabalho do VTS.

Em Setembro de 2010, regressámos ao activo na primeira segunda-feira. Foi altura de programarmos o novo ano pastoral, de apresentarmos novos projectos e partilharmos as nossas férias. A participação nas Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid em 2011 e a respectiva angariação de fundos foi um dos principais temas deste ano pastoral. O projecto da Loja Social em Lisboa foi também abordado, visto que a possibilidade de termos um espaço no mercado de Benfica foi colocada de lado, visto este ter custos associados que o voluntariado não podia suportar. Porém, a CIDSCS cedeu ao VTS um espaço junto à casa mãe para ser a sede da nossa loja social, mas o mesmo necessita de obras de requalificação, pelo que necessitamos de apoios para tal.
Em Outubro procedeu-se à eleição dos órgãos coordenativos do VTS Lisboa, que ficaram assim distribuídos: Coordenadora – Ana Margarida Lucas; Tesoureira – Maria Olímpia Castro; Secretária – Joana Castro.
A nossa reunião de Novembro deslocou-se de Lisboa para São Paio – Marrazes – Leiria, casa de um dos elementos mais novos do VTS Lisboa. Esta foi uma reunião diferente porque visionámos o filme: “Cartas para Deus”, que conta a história de um menino com cancro que vai escrevendo cartas para Deus com pedidos para os que o rodeiam ou simples desabafos. Estas cartas são colocadas no correio e um carteiro, que passa a ser amigo da família, sem saber muito bem o que fazer, começa a tentar concretizar os pedidos daquela criança. Sem dúvida foi uma grande lição de vida que tivemos e que nos fez reflectir sobre os pedidos que fazemos.
O mês de Dezembro foi altura de reflectirmos sobre o advento e a Ir. Alzira propôs-nos fazer caminhada em direcção ao Natal com as reflexões propostas pela Madre Geral para toda a comunidade.
Mudámos de ano, mas o empenho do VTS manteve-se. Janeiro foi altura de nos inscrevermos para as JMJ e pensarmos no projecto da loja social. Também foi necessário começar a organizar o concerto pascal e a venda de rifas em favor do VTS.
No mês de Fevereiro, decidiu-se que o Concerto Pascal se iria realizar em Tomar. E preparou-se o retiro que ocorreu de 11 a 13 de Fevereiro sob o tema da Liberdade Religiosa. Este foi um tema que nunca tínhamos abordado que nos fez ter uma outra visão sobre o mesmo. Em alusão a este mesmo tema, visionámos o filme “Bakhita – Uma Santa para o Século XXI”. Este filme fala-nos sobre uma escrava africana que se converteu ao Cristianismo e depois fez profissão religiosa, sendo um exemplo de fé em Deus e de Amor ao Próximo.
Em Março, foi tempo de preparação do Concerto e das rifas. Em Abril, reflectimos sobre o que é ser Católico e ultimámos o programa do Concerto Pascal.
No mês de Maio, tivemos então o Concerto Pascal com a participação de quatro coros: Coro Infantil da Escola Infante D. Henrique (Tomar); Coro do Canto Firme de Tomar; Grupo Coral dos Pimpões (Caldas da Rainha) e Grupo de Cavaquinhos de Marrazes. Este foi mais um evento com grande sucesso e que serviu para além da divulgação do VTS também para angariação de fundos.
Assim, aproximámo-nos do fim do ano pastoral, em Junho fizemos o balanço do concerto e começamos a projectar o novo ano pastoral. Em Julho, definimos as principais datas para o novo ano, assim como a participação nas JMJ’11.
Agosto foi o mês de Jornada Mundial da Juventude, na qual participaram 3 elementos do VTS Nacional. O balanço foi muito positivo, sem duvida um recarregar de baterias a nível de Fé e um desejo de querer participar mais activamente no VTS. Esta semana em Madrid foi também altura de aprofundamento das relações humanas enquanto voluntários.
A 5 de Setembro de 2011, o VTS Lisboa regressou ao trabalho e às suas reuniões mensais. Esta primeira reunião serviu para prepararmos o novo ano pastoral e partilhar sobre a participação nas JMJ. O maior projecto em que trabalharemos este ano é a divulgação da vida e obra da Madre Teresa de Saldanha, em várias paróquias da Diocese de Lisboa. Este projecto de divulgação será a forma de caminharmos em direcção à comemoração dos 175 anos do Nascimento da Madre Fundadora, que terá a grande celebração no dia 04/09/12 na Igreja de São Domingos, na baixa de Lisboa.
Outra data a marcar na agenda é o dia VTS a 26 de Novembro e também a realização do próximo Concerto Pascal, na paróquia das Caldas da Rainha, em 2012.

E assim, podem perceber o que o VTS andou a fazer neste ano de ausência da blogosfera. Esperamos agora voltar em força, se possível com uma crónica mensal sobre as nossas reuniões e outras actividades que ocorram. Todos os que nos quiserem conhecer melhor podem enviar-nos e-mail ou aparecer na primeira segunda-feira de cada mês às 20h, no Largo de S. Domingos de Benfica, nº 14, salvo excepções devidamente anunciadas.

Deixo-vos um abraço em Cristo e em Teresa de Saldanha,

Ana Margarida Lucas
Coordenadora VTS Lx

Comentários