A herança de Teresa é real...


No dia 8 de Janeiro de 1916, Madre Teresa de Saldanha partiu para o céu. Todavia, noventa e seis anos depois, celebramos a perenidade da sua obra, a vontade de Deus que permanece entre nós.

Teresa irradiou uma mensagem clara. Um trilho iniciado e consolidado na educação de meninas pobres. Era esta uma lacuna da sociedade daquele tempo que, apesar de urgente, foi problemático colmatar. Um trilho difícil para a Madre, mas cheio de caridade. Um trilho que, com a vontade de Deus e o auxílio das irmãs, se tornou num largo e mais fácil caminho. Mesmo quando, em 1910, a Congregação é expulsa de Portugal, e quando se pensava que seria o fim da mesma, inicia-se uma nova etapa. Um novo ressurgir com a expansão internacional da Congregação. Foi a vontade de Deus, misericordiosa e fiel, que se converteu em fruto, porque encontrou quem a pusesse em prática.

A herança da Madre Teresa é real, pois a vontade de Deus mantém-se. E, como se parte da herança fosse, o diário pessoal da Madre foi escrito até ao limite das suas forças, até à véspera da sua partida, tal como se fosse continuando, um testemunho que se vai passando perpetuamente.

Acrescente-se que no dia 5 de Maio na Igreja Paroquial das Caldas da Rainha, o Voluntariado Teresa de Saldanha organizará um concerto, como forma de divulgar a fama de santidade de Madre Teresa.

Bruno Partidário
VTS - Lisboa

Comentários