Encontro VTS em São Domingos de Benfica

No passado dia 30 de Junho, foi tempo de conhecer melhor o significado de ser VTS. Para tal, os núcleos VTS de Aveiro e Lisboa, bem como um jovem de Leiria, reuniram-se em Lisboa e visitaram parte dos lugares por onde Teresa de Saldanha viveu, e deixou a sua marca. Neste encontro, tivemos a oportunidade de nos conhecermos um pouco mais, bem como, percorrer Lisboa à busca de um melhor conhecimento sobre o que foi a vida da Nossa Fundadora.
Visitámos assim ao longo do dia, diversos lugares por onde a nossa Teresa de Saldanha passou, como: a nossa casa de S. Domingos em Benfica que é a sede das irmãs; o jazigo de Teresa de Saldanha, que está cuidadosamente apresentado; a Rua Gomes Freire, 147, local onde Teresa de Saldanha partiu para junto de Deus; a anunciada, que foi o local onde nasceu; a Igreja de S. Domingos na baixa; as portas da Cruz que fica no Bairro da Alfama, local onde ficou instalada a primeira comunidade; os Cardais, que é um antigo Convento de Carmelitas, e onde as irmãs permanecem desde o tempo da Madre Fundadora, local este que ainda tem pessoas portadoras de cegueira e com Multideficiência; o convento do Corpo Santo, local onde Teresa de Saldanha rezou muitas vezes e pedir a Luz para o caminho; e por fim, o Caís do Sodré onde as duas primeiras irmãs embarcaram para a fundação da Congregação das irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, na presença da Teresa de Saldanha.
Chegado ao fim do dia, sentíamo-nos cansados mas contentes por termos conhecido melhor Lisboa, bem como a vida de uma pessoa diferente. Ficou-nos na mente a imagem de Teresa de Saldanha como uma mulher perseverante, compassiva, inteligente, por saber astuciosamente contornar as situações adversas e com uma mente aberta à vontade de Deus.

Ana Teixeira e a Graciete
Membros do VTS Aveiro

Comentários