ÚNICO AMOR

1.Sede de Deus

Ó amor da minha alma! Ó Jesus do meu coração! Vós e só Vós sois o único objecto das minhas afeições! Eu não Vos amo como eu devo amar-Vos, como eu desejaria amar-Vos, mas que os desejos do meu coração possam, ao menos suprir a imperfeição das minhas ações!
Amorosíssimo Jesus, eu não posso dizer que Vos amo muito, mas posso dizer, com verdade, que desejo amar-Vos com todo o meu coração, ó meu dulcíssimo Salvador que sois a minha alegria, a minha consolação, o meu Deus, o meu tudo! Eu desejaria poder arder em chamas de amor por Vós! Como sou feliz, ó meu Jesus, de poder chamar-Vos o meu Esposo, e poder dizer-me a mim mesma: Deus, só Deus é o único Senhor e dono do meu coração! Afastai-vos de mim, vós gozos e divertimentos mundanos, vós não podeis ser admitidos dentro do meu coração, o qual está fechado a todos os objetos, a todas as coisas, excepto a Deus! Com que ardor eu desejo viver neste mundo como se eu não lhe pertencesse!
Mas, com verdade, posso dizer que eu não simpatizo com objeto algum deste mundo! Jesus, meu Amor, meu queridíssimo Jesus, minha alegria, permiti que eu morra ardendo em chamas por Vós! Meu Jesus!
Tenho, assim, grandes consolações espirituais de ser só de Nosso Senhor. Desejando, lhe direi tudo para que saiba quão milagrosamente Nosso Senhor me livrou do mundo, estando eu, pela posição em que Deus me colocou, rodeada de tudo quanto se pode chamar grande. Mas Deus pôs no meu coração, ambições maiores!
Aspirando, desde criança, ser só de Deus, aos dezoito anos, com licença do meu confessor, fiz voto de castidade e então começou a minha vida de mortificação, pois, por ordem do meu diretor e obediência a meus pais, eu ia ao mundo e aparecia, quando, no íntimo da minha alma, eu pensava só que era a esposa de Nosso Senhor. Muitas vezes, antes de aparecer, eu chorava lágrimas de angústia, mas ia e assim eu creio tudo fosse para o meu bem. Hoje tenho trinta e seis anos e espero perseverar, viver e morrer só de Jesus.
Muitas vezes penso que o tanto que sofri fosse uma preparação para esta grande Obra que Nosso Senhor me inspirou.
A fim de aceder ao seu desejo, escrevo-lhe agora estas linhas e, como se estivesse ajoelhada a seus pés, no confessionário, vou tentar contar-lhe, de uma maneira breve mas sincera, as graças que Deus me concedeu ontem! Na verdade não sou merecedora, mas Deus mostra sempre a sua grande misericórdia pelos pobres e fracos pecadores!
Recebi ontem de manhã o meu muito Amado Senhor, na Missa das oito horas.
Nesse momento, fiquei tão emocionada, tão ansiosa por escutar atentamente a Sua voz, que apenas pude ficar em silêncio e sentir a felicidade de ter Jesus tão perto de mim. Desde a hora em que recebi a Sagrada Comunhão até ao meio dia e meia hora, permaneci na presença de Deus, rezando. Jesus confortou-me com muitas consolações espirituais! Senti que me dizia amar-me com um amor infinito! Ele tem ciúmes do meu coração; deseja que O ame só a Ele.
Tenho de consolar o Seu coração! Creio que Ele deseja que eu trabalhe neste País, para reparar assim, os muitos pecados que aqui se cometem. Estremeço com esta ideia e as lágrimas ainda me vêem aos olhos, pois, que posso eu fazer, pobre e miserável criatura para, consolar o doce Coração de Jesus! Ele deseja que eu comece a trabalhar já agora; mas quando e como se cumprirá o meu desejo, ainda não sei. As circunstâncias mostrarão a Vontade de Deus, assim o espero! Mas parece-me que tenho ainda muito que sofrer! Não sei dizer quanto me confortou com a Sua presença ontem, e ainda hoje, gozo com o pensamento de tão grande misericórdia de Deus.
E, que posso fazer, como posso corresponder às Suas graças tão abundantes?
Ajude-me, pois! Que contas terei que dar a Deus se não corresponder ao seu amor? Que bom seria ter fugido para junto d’Ele ontem, deixando este mundo, e que nada me distraísse da Sua presença, d’Aquele que amo e desejo amar de todo o coração e que é, na verdade, o grande objeto do meu amor!
Ontem mesmo, tive de sofrer. Desejava passar o dia aos pés do nosso doce Senhor.
Depois de rezar até ao meio dia e meia hora, quando tive que sair, asseguro-lhe que só com dificuldade pude suportar pacientemente aquela provação. Ansiava continuar na presença de Jesus, derramando lágrimas de alegria e gratidão!

2.É a Ti que eu busco

Só Vós sabeis a alegria que sinto quando considero que mais de um ano decorreu já, desde que o meu coração, pela primeira vez, entre os Vossos sagrados abraços, ardeu em desejo de Vos possuir, meu amado e doce Jesus, por meu único Senhor e Mestre. Como pudestes ser por tanto tempo insensível aos meus rogos? Vinde, não Vos detenhais. Eu desejo, sobre todas as coisas, fazer a Vossa Divina Vontade e reconheço humildemente que estou pronta, absolutamente pronta, para obedecer aos Vossos Mandamentos e cumprir o que desejardes de mim; mas é mau que eu diga isto e, contudo, só tenho um desejo, que é o de Vos pertencer inteiramente, ó meu Jesus.
Oh! Eu sinto a toda a hora que me estais chamando cada vez mais para Vós.
Nada neste mundo me encanta ou me atrai; o meu deleite é pensar em Vós, falar de Vós, abrir-Vos o meu coração e introduzir todo o meu afeto na chaga do Vosso Sagrado Coração.
Posso já chamar-me esposa de Cristo; mas, no entanto, ainda não Vos consagrei o meu coração para sempre; foi só ainda por um limitado espaço de tempo. Li a sua última carta, na qual fala tanto d'Ele que é o Único Objeto do nosso amor, li cuidadosamente várias linhas e vai ficar contente por saber que despertaram em mim, aspirações de amor ao nosso doce Jesus!
Sabe que o meu único desejo, é o desejo de Deus. Se for recebida, considerá-lo-ei como uma graça; mas talvez eu não a mereça! Penso muitas vezes na morte e penso se Deus não me pedirá um sacrifício ainda antes de eu morrer, o maior que Ele me poderia pedir, sabe o que quero dizer, não sabe? Nunca ver o dia da minha profissão na terra! Fiat!
Não estou triste. Estou feliz por fazer a Vontade de Deus. No entanto, gosto de viver na esperança.

Excerto do Livro Único Amor

Comentários