O regresso ....


Depois de um intervalo devido às férias, o grupo de Lisboa VTS voltou a reunir-se no dia 3 de setembro para dar início a mais um ano cheio de projetos e sonhos onde fazer o bem e cumprir a vontade de Deus estão sempre presentes nas nossas ações e palavras!
Depois de um pequeno convívio para partilharmos estes dias de férias, fomos à capela participar, junto das Irmãs, na vigília de oração pela vida da nossa querida fundadora Madre Teresa de Saldanha. É que no dia 4 de setembro celebramos, em louvor e graças a Deus, o jubileu dos 175 anos do seu nascimento!
A Madre Teresa de Saldanha cultivou desde criança uma grande amizade com Jesus e acompanhava a mãe na visita aos mais pobres. Teresa tinha muitos talentos: tocava piano, sabia muitos idiomas, pintava, escrevia.. E escrevia muito! Cartas, pensamentos, orações… Nesta vigília de oração lemos a carta que a Madre Teresa escreveu ao Padre George Wiseman em 1864, na qual partilhou a sua alegria de poder pertencer totalmente a Jesus e o desejo de cumprir sempre a vontade de Deus.
E nós? Será que também nos preocupamos por conhecer e fazer a vontade de Deus no nosso trabalho, na nossa faculdade, no meio da nossa família, dos nossos amigos…? Esforçamo-nos por agradar e por amar Deus em todos os momentos do nosso dia? Será que alimentamos a nossa Fé e dizemos como a Madre Teresa “Fiat. Por Seu amor, tudo se sofre”?
O grupo VTS concordou em ter como tema central nas suas reuniões a Carta Apostólica Porta Fidei, do Sumo Pontífice Bento XVI com a qual se proclama o Ano da Fé. A Fé cresce na medida em que escutarmos cada vez melhor a Palavra de Deus e permanecemos com Ele na oração, em vivo intercâmbio.
Proponho que nesta volta às aulas, ao trabalho, ao VTS, tenhamos sempre presente o exemplo de Fé e de gratidão da nossa querida Madre Teresa. Partilho esta oração que rezámos no fim vigília para que reflitamos sobre como queremos seguir Jesus este ano.

Oração
Senhor Jesus
Que inspiraste a Madre Teresa de Saldanha, na fundação da nossa Congregação,
Fazei que a nossa vida seja um reflexo da Vossa vida, servindo a Igreja,
Zelosas da nossa vocação e da nossa entrega, vivamos com alegria o dom da consagração.
Pedimos-vos a graça da união na busca da Vossa divina vontade.
Fazei que todas nós, filhas de Teresa de Saldanha,
Edifiquemos e trabalhemos com entusiasmo e amor
Para o bem das pessoas e crescimento do Vosso Reino.
Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo,
Ámen
Marta Machado

Comentários