Sessão cultural sobre Teresa de Saldanha


No passado dia 1 de outubro, pelas 21 horas, reunimo-nos e rumámos até ao Externato de São José no Restelo a fim de participarmos e assistirmos a uma sessão cultural sobre a nossa querida Madre Teresa de Saldanha, em comemoração pelo 175º aniversário do nascimento da mesma.  
Estiveram presentes as irmãs de várias casas que fazem parte da Congregação fundada pela Madre em Portugal em 1868, incluindo as irmãs da casa mãe em São Domingos de Benfica e ainda algumas personalidades ilustres, tais como: o atual Presidente do Tribunal de Contas, o Dr. Guilherme d´Oliveira Martins; a jornalista Alberta Marques Fernandes; a Dra. Rute Sousa e o reverendíssimo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.
O auditório do Externato de São José encheu por completo. Era muita a expectativa do que se iria passar naquela sessão.
A sessão cultural foi, agradavelmente, apresentada e conduzida pela jornalista Alberta Marques Fernandes. Inicialmente, assistimos a uma belíssima coreografia levada a cabo por algumas alunas do Externato, as quais, através dos seus movimentos, transmitiram algumas das características da nossa Madre fundadora. Foi um momento muito emotivo!
Terminado este belíssimo momento, discursou a Dra. Rute Sousa, professora de história na instituição, a qual fez uma abordagem biográfica e histórica na qual explicou alguns dos pontos importantes e fundamentais da vida de Teresa de Saldanha. Foi, acima de tudo, uma aprendizagem bonita e elucidativa da vida da Madre.
Seguidamente, discursou o Dr. Guilherme d´Oliveira Martins, o qual partilhou com a audiência algumas histórias vivenciadas pela sua bisavó, a qual conheceu bem de perto Teresa de Saldanha. Foi um momento de partilha muito interessante.
O último orador da noite foi o reverendíssimo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, o qual fez uma alusão a outras duas mulheres que, na sua perspectiva, foram igualmente importantes para a Igreja Católica, as quais deram também a sua vida ao amor de Deus: Catarina de Sena e Teresa de Lisieux.
Para finalizar esta belíssima noite, a Superiora Geral dirigiu algumas palavras de agradecimento a todos os presentes, bem como, a todos aqueles que contribuíram para a realização desta sessão cultural.
Deste encontro quatro simples palavras se evidenciaram, naquela que foi a vida de Teresa de Saldanha: persistência; prudência; doçura e fé, e penso que todos saímos daqui ainda mais embebidos com o espírito de Teresa de Saldanha, transportando as suas palavras e vivências para a nossa vida e, assim, fazer o bem sempre.

Ângela Silva





Comentários