AVEIRO - Encontro de 15 a 16 de Dezembro



No passado dia 15 e 16 de Dezembro o grupo VTS de Aveiro acolheu um grupo de voluntários de Avanca, na casa das Irmãs Dominicanas, para um encontro espiritual.
No decorrer deste encontro, participámos numa vigília onde esteve presente o padre João Alves e na eucaristia de Domingo.
Houve momentos de tudo! Momentos de encontro connosco, com os outros e, acima de tudo, de encontro com Ele. Analisou-se o documento PORTA FIDEI e refletiu-se sobre temas tão marcantes como a relevância do voluntariado nas nossas vidas.
A fé é portanto algo que se constrói em comunidade e que cuja base é acreditar/crer em Deus, amar este Deus, que nos amou na cruz. A fé move montanhas, transforma-nos e apazigua-nos ainda que estejamos a ultrapassar grandes obstáculos. A vida é portanto uma grande missão onde, por pequenos gestos, podemos fazer a diferença.
Ser cristão é estar atento! Ver o que os demais não conseguem ver por estarem demasiado centrados nas suas vidas, é ter uma palavra amiga, uma mão estendida e uma alegria contagiante. Ser cristão é entregar-se por amor! Amar num sentido tão amplo em que não haja lugar para o rancor, onde se perdoa (pois todos erramos), onde se ama o desconhecido, onde se ama sem interesse. Assim, olhemos para as palavras de Madre Teresa de Calcutá: “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”
Deste encontro fica uma serenidade profunda que advém da proximidade com Ele, as pessoas que conhecemos e os momentos que partilhámos, termino com uma frase de Teresa de Saldanha: “A minha alma fica confusa à vista de tantas graças.”


Andreia Falcão e Joana Seabra
VTS - grupo de Aveiro

Comentários