Missão de André Machado - Angola e Moçambique


Falta pouco para a minha partida até terras Angolanas. Parte da minha preparação para esta missão, baseou-se ao meu aprofundamento sobre mim mesmo, ao conhecimento de Jesus e ao enriquecimento sobre a cultura dos dois países por onde irei passar - Angola e Moçambique.
 
Comigo levo no coração toda a família, o grupo do Voluntariado Teresa de Saldanha, Jovens do Movimento da Mensagem de Fátima, Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Grupo de Jovens de São Pedro de Castelões, Instituto Politécnico de Viseu e todos os amigos, colegas e conhecidos que estão comigo nesta caminhada.

Esta experiência é uma chamada vinda do céu e, sobretudo, uma forma de perceber e conhecer o meu interior. 
 
Desde que me conheço e tenho consciência sobre o que faço, uma parte de mim é voluntária para ajuda ao próximo. Não é necessário estarmos ligados a uma instituição para o sermos, basta partilharmos o melhor de nós, o nosso coração com aqueles que estão em nossa volta, vizinhos, amigos, família, etc.. Ser voluntário, para mim, é pudermos viver uma realidade que nos dê, também, o dobro daquilo que damos – amor, alegria, realização pessoal e valores íntegros que hoje em dia, infelizmente, são escassos.

Voluntariar é também saber estar e aprender a estar em comunidade e sociedade. Para mim, é (quase) impossível descrever o porquê de ser voluntário mas, de uma coisa estou certo, o meu coração toma boas escolhas e isso, a Santíssima Trindade toma conta de me orientar num caminho.

Tomar esta iniciativa é um ato de coragem, não por aquilo que envolve (também, é certo), mas por saber que a coragem em chegar ao outro com um gesto, sorriso ou palavra pode mudar muita coisa – eu posso não mudar o mundo, mas daquilo que eu mudar é parte do mundo.

Há muito que se poderia abordar sobre o porquê desta escolha mas, tenho a certeza, que o maior voluntário de toda a história olhará por mim e guiar-me-á para o melhor caminho – Jesus Cristo.