Apresentação do trabalho de Timor na Igreja Sacavém


Foi no fim de semana passado, que os voluntários estiveram juntos e presentes nas Eucaristias da Igreja de Sacavém, de forma a apresentar e documentar todo o trabalho que se tem feito em Timor. Neste fim de semana também se juntou a nós o André Machado que regressou da sua pequena grande missão em Angola. Bem vindo André!


No sábado, participamos às 18h nas vésperas, de seguida a Eucaristia, e no final foi lido um texto que Ana Carina nos enviou e apresentado um vídeo com uma amostra de imagens do trabalho das nossas voluntárias em Timor. Após a eucaristia, fomos todos jantar numa pizzaria. No domingo, participou-se na Eucaristia da manhã, fazendo também a leitura do texto e apresentação do vídeo, seguindo-se o almoço que foi gentilmente e com muito carinho oferecido por uma das nossas voluntárias, Ângela!







Obrigada a todos os voluntários pela sua contribuição nesta missão!


Texto feito e enviado pela Ana Carina Carneiro!

«Olá a todos!
Acabei de contar pelos dedos e descobri que já cá estou há 8 meses e 22 dias!
Pois é, não faço a contagem todos os dias. Na verdade aqui nem dá para pensar muito nisso, já que vivemos um dia de cada vez. Todos os dias são especiais e únicos. Há sempre algo que nos toca, um sorriso, um olhar, uma palavra…
E é tão bom viver assim…Sem correr, sem a ânsia citadina e irracional de querer estar sempre noutro lugar diferente do qual nos encontramos…
Aqui o silêncio é povoado pelo riso e pelas canções das crianças, que ouço logo pelo amanhecer. A isto se soma o tocar dos sinos todos os dias pelas 6 da manhã, anunciando as trindades, que aqui fazem com que todos parem as suas actividades ao soar do sino para rezar.
A parte da manhã é passada em diversas actividades como a preparação de aulas, procura de materiais e informação para as mesmas (isto quando a internet deixa, claro!) e outras tarefas do dia-a dia e acreditem, o tempo precisa de ser esticado ao máximo, porque realmente por mais rápido que tentemos trabalhar, ele voa!
Um pouco antes das 14 horas, começam a chegar as primeiras crianças ao nosso Centro. Vêm cheios de vontade de correr, pular, brincar e cantar. Têm uma energia e alegria infinitas!
Às catorze e trinta começamos as nossas actividades. Assim passo duas horas diárias com as crianças, entre conversações, músicas e interpretação de textos em português. Às 16 e trinta, depois de muita brincadeira, lá nos sentamos para lanchar todos juntos, mas não sem antes rezarmos a agradecer o nosso alimento de cada dia.
Todas as quartas feiras, depois do lanche, parto em direcção ao salão paroquial onde me encontro com as crianças da Cruzada Eucarística. Passamos juntos cerca de uma hora e meia, durante a qual lhes dou catequese, fazemos jogos rezamos e cantamos. São um grupo muito grande e de várias idades (entre os 6 e os 15), por isso às vezes é dificil mantê-los a todos concentrados, mas com paciência, tolerância, optimismo e muita brincadeira tudo se consegue!
E a prova disso é que este ano também aqui em Timor Leste se representou o Auto do Descimento da Cruz. Claro que tivémos de adaptar a representação à nossa realidade, mas o texto estava lá todo, apenas tivémos de o traduzir para tétum, pois para a grande maioria do público essa é língua com que estão familiarizados e não o português. Mas estamos todos, portugueses e timorenses, a trabalhar no sentido de melhorar o ensino do português por estas terras, já que também é a língua oficial do país, juntamente com a língua Tétum.
Deixo-vos com um agradecimento sincero a todos os que me têm ajudado e apoiado no que tem sido esta doce missão de “Fazer o bem sempre e onde seja possível” com Teresa de Saldanha.
Muitos beijinhos,
Ana Carina Carneiro»