Crónicas de Timor 3

Mais uma sequela das Crónicas de Ana Margarida para recordar que a nossa VTS está sempre presente em todos nós!!!

Obrigada Ana e Marta pelo vosso trabalho em Timor!
O texto que Ana escrveu ao longo da "reportagem" fotográfica está à parte da montagem das imagens, por isso apresentamos na íntegra o texto abaixo:

"Olá a tod@s!
Eis aqui a 3ª cronica da minha missão em Timor. Consegui finalmente encontrar tempo físico e mental para organizar as fotografias para vos enviar.
Nestes meses de missão em terras de Same, começámos por conhecer a população, fazendo um levantamento casa a casa das pessoas, sobretudo doentes e crianças. Visitámos cerca de 60 famílias, mas muitas mais existem que não conseguimos visitar, uma vez que tivemos que preparar o início das actividades com as crianças, adolescentes e jovens.
De referir que, as visitas tinham uma barreira temporal grande, pois só podíamos fazer as visitas à tarde, a partir das 16:30h até no máximo às 18h, pois antes as pessoas estavam nas hortas ou a descansar. Assim, o máximo de visitas por dia era de 4 às vezes 5 casas. Sendo que, quando chovia esta era uma tarefa impossível, pois as casas tem telhados de zinco e com a chuva é impossível manter uma conversa, pois não nos ouvimos.
Assim, quando se aproximou a Páscoa, pedimos ajuda ao catequista e visitamos apenas os doentes, que queriam receber a sagrada comunhão. Na Páscoa comungaram perto de 70 pessoas, que há muito tempo não podiam ir à Igreja e por isso não tinham qualquer apoio espiritual. Actualmente, por serem muitos doentes e não conseguirmos que todos comunguem ao domingo, pedimos ajuda aos seminaristas e eles distribuem a comunhão a uma parte dos doentes e nós a outra. É uma grande alegria para estas pessoas poderem receber Jesus em suas casas, algumas julgavam nunca mais poder comungar.
Ainda dentro destas visitas, descobrimos pessoas doentes que não iam ao hospital e simplesmente a família esperava que elas morressem, por isso, também fizemos de ambulância e acompanhamos alguns casos até ao hospital. Infelizmente, por aqui não é fácil as pessoas irem ao hospital, ainda se baseiam muito na medicina tradicional e depois situações inicialmente pouco graves transformam-se em casos gravíssimos que podem levar até à morte. E como não há autópsias, nunca se chega a saber do que a pessoa morreu.
Entretanto, procurámos também chegar aos jovens e adolescentes que demonstraram vontade em organizar um grupo, sobretudo porque aqui há poucos apoios a nível espiritual a esta faixa etária. E os que existem concentram-se na paróquia que fica a 5 km de Hola-Rua, como os acólitos, escuteiros e cruzada eucarística e por isso os jovens não vão. Por outro lado, aqui não há catequese organizada, faz-se uma preparação intensiva para a 1ª comunhão por volta dos 12 anos e depois por volta dos 17 para o Crisma. Assim, a grande necessidade que os jovens e adolescente apresentaram foi sobretudo a nível de formação cristã, o que para nós é a catequese, pois a deles baseia-se no decorar de fórmulas. Agora alguns destes jovens acompanham-nos à missa e depois ajudam com os cânticos nas celebrações da distribuição da comunhão aos doentes.
E começámos finalmente o ATL com as crianças do 1º ao 5º ano, provisoriamente na sede do suco, enquanto as salas que albergarão o ATL não estiveram concluídas. Como temos “falta de pessoal” só podemos estar com cada ano uma vez por semana, ainda que o ideal fosse todos os dias, para melhor desenvolverem a língua portuguesa. Procuramos que para além do português também tenham outras actividades, como a música, a modelagem, picotagem, visionamento de filmes, jogos didácticos e simplesmente brincar.
Espero que gostem das imagens que vão ver, resumem um pouco o que por aqui se tem passado. A crónica está dividida em 5 partes.
Beijos e abraços,
Ana Margarida Lucas

24 Janeiro – Viagem rumo a Same, para a mudança (quase) definitiva.
31 Janeiro – Fomos até ao mercado de Same e parámos no talho…
E abastecemos o carro… Para voltarmos a Remexio, para a abertura do Noviciado e entrada no Postulantado da Marta, dia 2 de Fevereiro.
E depois da celebração houve festa… e eis o resultado do nosso trabalho do dia anterior: Queques de cenoura, salame de chocolate e pudim de claras…
3 Fevereiro – A nova foto oficial das VTS em Timor
Continua…

 Dia 5 Fevereiro - Fomos até Maubara onde existe um projecto de auto-sustentação local, ligado ao artesanato.
Dia 6 Fevereiro, regressámos definitivamente a Same, mas pelo caminho parámos em Maubisse, na Pousada que é do tempo dos portugueses e tem uma linda vista…
E com o nosso regresso a Same, o Ezequiel também regressou às aulas.
22 Fevereiro – Houve oração de Taizé em Same, no nosso espaço de oração.O mês de Março começou com a visita a Hatu-Udo com o Frei Javier, para ver as obras da casa.
A escola católica junto da casa dos Irmãos Dominicanos
E também passamos por Betano, onde vimos o belo peixinho à venda.Entretanto, começou a construção do salão que vai abrigar o nosso ATL provisoriamente, uma vez que ainda não há financiamento para construir o Centro Comunitário.
Continua…

 Dia 13 de Março - Fomos conhecer os doentes que se quiseram preparar para receber Jesus na Páscoa. Estes são alguns deles:
Dia 17 de Março - No âmbito dessas visitas fomos até à aldeia de Tirilolo, até à qual andamos durante 1h30h a pé para cada lado. Não há acesso de carro e as pessoas para se deslocarem à cidade tem que o fazer a pé ou nos seus animais.
19 Março – Distribuição de brinquedos às crianças nossas vizinhas.
E na semana antes da Páscoa, brincámos com as crianças.
Também fomos a Via-Sacra
22 Março - Sexta-feira, Via Sacra em Hola-Rua. Como a capela ainda não está pronta, a via-sacra foi no campo junto da capela.
E nessa manhã tínhamos ido ao mercado e vimos um fahi (porco) a ser transportado assim:
Continua…
 23 Março- Encontro de Jovens/Adolescentes na nossa casa
E também tivemos a visita da Ameta, filha do nosso vizinho do lado, que todos os dias nos visita, várias vezes ao dia e quase sempre sem roupa…
Dia 24 de Março - Fomos a Hatu-Udo à entrada solene dos Irmãos Dominicanos
E aqui está o ramo de um dos meninos presente na celebração:
Dia 25 de Março – Crianças de Hola-Rua participaram na gravação de um programa infantil, pediram a nossa ajuda para as escolher, pois deviam compreender e falar português.
E outras assistiram à gravação…
31 Março – Domingo de Páscoa, na Igreja de Same (Cristo Moris Hias Ona = Cristo Ressuscitou)
Os doentes que vieram comungar a nossa casa.
Na tarde de Domingo de Páscoa, fomos visitar outros doentes e também a família benfeitora. Esta é a bebé Saferiana, com 5 meses. Nos primeiros dias de Abril voltámos a Remexio, para estarmos com a comunidade e abastecermo-nos materialmente e, sobretudo, afectivamente.
Continua…

 6 de Abril – Fomos à praia e visitámos o Cristo Rei em Díli.
A Marta em meditação…
Até chegar ao Cristo-Rei subimos muitos degraus (mais de 600, acho eu). Ao longo do caminho estão as estações da via-sacra, que terminam na 15ª Estação: A Ressurreição.
O grupo que foi até à praia…
11 Abril – Abertura do contentor
E no dia 12, um camião foi buscar as nossas muitas caixas…
E à noite tivemos uma noite portuguesa, a descamisar o milho, para a nossa despedida de Remexio.
E voltámos a Same, retomando as nossas brincadeiras com as crianças.
24 de Abril – Iniciámos as actividades do ATL (3º/4ºano), provisoriamente no espaço da sede de suco.
26 Abril – Iniciou o ATL o 5º ano.
E a Ameta foi-nos visitar… (trás a boneca, como as mães aqui trazem os filhos.)
29 Abril – Para terminar, o início do ATL do 1º e 2º ano.


FIM!
Até à próxima…
Hola-Rua, 17 de Maio de 2013"