Retiro do VTS AVEIRO e PINHEIRO da BEMPOSTA

Neste Carnaval decidimos tirar as máscaras! Sim, já chega de máscaras com as quais nos disfarçamos nas nossas vidas! Por isso, de 28 de Fevereiro a 2 de Março, juntou-se em Aveiro, na casa Das Irmãs Dominicanas, o núcleo do VTS de Aveiro e pela primeira vez, o recém-criado VTS do Pinheiro, que participou no seu primeiro retiro. Aceitar vir a um retiro do VTS é, logo á partida, um gesto radical. “Abdicar” de um fim-de-semana? Conviver com “estranhos”? Parar para reflectir sobre a nossa vida e sobre nós próprios? Rezar?! Conseguia ser esta uma proposta mais radical?!
Começamos com uma Vigília longa e intensa. É fácil sermos mergulhados pelas obrigações do dia-a-dia; é fácil sermos engolidos pelo sistema, pelas regras, pelas distrações. Quando nos apercebemos, somos quase máquinas, autómatos que apenas respondem e nem param para pensar.
Estes momentos de oração conseguem ser tão profundos que nos revelam um mundo de possibilidades muito mais rico e extraordinário. “Só podemos amar o que conhecemos”. Amamo-nos a nós mesmos? E será que nos conhecemos realmente?
Foi esse o objectivo do Sábado. Juntamente com o grupo de Jovens de Ribeira de Fráguas, paramos para reflectir sobre o que temos feito até agora. Vivemos com base em que valores? Que sentido procuramos para a nossa vida? Deus faz parte dela?
Sem dúvida que foi muito interessante a grande empatia que se criou com o grupo que não conhecíamos. A grande hospitalidade, que muito agradecemos, e a autenticidade de todos tornou este Sábado mais rico e humano.
O retiro encerrou-se com a missa de Domingo, onde vários membros se comprometeram em tentar “fazer o bem sempre” durante este próximo ano. Parece uma proposta quase assustadora, mas já o papa João Paulo II nos incentivava para não termos medo de ser santos. Hoje o Papa Francisco também nos lembra que temos de viver a alegria de quem conhece Cristo! Na realidade é incluir algo muito simples na nossa vida: o amor. Tendo isto, faz o que quiseres!
O grupo do Pinheiro da Bemposta regressou para a sua terra e para as suas vidas. O que pretende fazer para que continue esta caminhada no voluntariado? Simples: através da oração e da ação. Oração através de reuniões mensais para rezar, refletir, testemunhar, conviver. Ação com gestos concretos na paróquia, quer seja pela participação na eucaristia, enquanto grupo coral; ou com iniciativas de apoio a instituições da paróquia, bem como a organização de alguns eventos e dinâmicas.


Ivo Machado