Roteiro de Teresa de Saldanha em Lisboa -Testemunho do VTS AVEIRO

Roteiro aos lugares de Teresa de Saldanha, em Lisboa

O fim-de-semana pertencente aos dias 28, 29 e 30 de Março de 2014 ficou marcado por ser um fim-de-semana diferente e fugir à regra da rotina. Este fim-de-semana consistiu no roteiro aos lugares da Madre Teresa de Saldanha em Lisboa. Estiveram presentes do pinheiro, a Laura, o Ivo, o Zé, a Filipa e a Francisca que nos brindou com a companhia da sua colega Bruna de Leiria; de Aveiro a nossa querida Irmã Flávia e de Fátima o casal alegre, Frederico Serôdio e Katya Rafael. Todos estes recebidos por um grupo bastante acolhedor, de Lisboa, claro; a Ana Lucas, a Ana Sprit, o Josimar, o Bruno, a Rita com a sua pequena Beatriz, a Maria Olímpia e a nossa sorridente Irmã Alzira.



Este roteiro apenas ocupou os dias 29 e 30, porém, para o grupo do Pinheiro e Aveiro começou mais cedo, no dia 28, sexta-feira, em que saímos do Pinheiro rumo a Aveiro para passar a noite na Casa das Imãs Dominicanas de Catarina de Sena que nos receberam com muito carinho e partilhamos com elas uns minutinhos de conversa, risotas e uma importante oração. Já dormidos e com o sono já em dia ou quase, no meio de um pouco de stress e de muito entusiasmo tomamos o primeiro pequeno-almoço do dia, e saímos com as malas para partir nesta aventura. Depois desta longa, mas para nós curta viagem, chegamos a Lisboa e fomos tomar o segundo pequeno-almoço para recarregarmos as energias, não só com comida mas também com uma oração para assim seguir as pegadas da Madre Teresa de Saldanha. Passamos por muitos sítios importantes: nomeadamente, a casa onde viveu e cresceu; o cemitério onde está o corpo da Madre Fundadora; a igreja de São Domingos; o Convento do Corpo Santo; o Convento dos Cardais onde pudemos sentir a alegria de umas meninas lindas, que nos mostraram que adversidades não nos podem parar, que lutar, ser persistente e não desistir é sempre o melhor apesar, de muitas vezes ser o caminho, aparentemente, mais difícil a percorrer.


 De seguida fomos juntos à missa, um belo momento de comunhão e encontro na casa de Deus, que quando acabou, foi prolongado no nosso coração, fomos para a Casa Mãe – a Casa de São Domingos de Benfica, adquirida pela M. Teresa de Saldanha para a sua obra, expropriada em 1910, e onde agora existe uma comunidade de Irmãs com diversas atividades. Jantamos com uma simplicidade enorme, seguido de uma oração e de uma pequena reunião onde pudemos apresentar o nosso testemunho acerca do grande dia que tinha passado; terminada esta avaliação fomos prepararmo-nos para uma noite descansada.

Com alguma preguiça e com menos uma hora de sono, começa o dia 30, Domingo, em que tomamos o pequeno-almoço, fizemos a oração da manhã e fomos visitar o museu da Madre Teresa de Saldanha, que nos envolveu com as suas histórias, alguns momentos da sua vida e alguns objetos pessoais que de um certo modo nos tocou. Ao invés do que tinha acontecido quando chegamos onde só presidia alegria, no momento de nos “despedirmos” e regressarmos de volta a casa o sentimento era contrário, pois era de tristeza. Contudo, foi uma viagem tranquila em que também não faltou boa disposição e onde se realizou um género de uma avaliação global deste fim-de-semana, cujos aspetos positivos se sobrepuseram aos negativos. Almoçamos no fórum e convivemos mais um pouco e seguimos para nossas casas.
Foram uns dias de autêntica felicidade em que pudemos entender melhor esta que é para nós um exemplo, um modelo a seguir, onde vivenciamos coisas e situações que eram importantes para a mesma. Em suma, foi uma experiência bastante enriquecedora e não esquecemos o acolhimento e a gentileza do grupo Vts de Lisboa.


Filipa Gonçalves de Ul
VTS-AVEIRO