VTS Aveiro e Pinheiro da Bemposta - Retiro (desafio aos Jovens)


Nos dias de 13 a 15 de fevereiro, decorreu em Aveiro na Casa das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena um retiro, para Jovens que pertencem ao Voluntariado Teresa de Saldanha (fundadora da Congregação das Irmãs Dominicana de Santa Catarina de Sena, que se encontram inseridos nos núcleos do VTS de Aveiro e Pinheiro da Bemposta. 
            Estes jovens foram desafiados a caminhar enquanto grupo e individualmente através do silêncio, do diálogo interior com Cristo e com Deus. Inicialmente, foi proposto a visualização de um filme, Dos Homens e dos Deuses, onde, apesar de haver religiões diferentes num mesmo local, o respeito, a convivência, a necessidade de ajuda sem o uso de armas entre ambas as religiões (católica e muçulmana) era possível.
No sábado, os temas de Voluntariado e Caridade estiveram presentes, sendo estes expostos por elementos dos grupos e também por uma das Irmãs que esteve presente com os jovens, a Irmã Irene Silva. Mais tarde, com a realização da Via Sacra, sendo esta previamente preparada pelos participantes, os jovens de uma forma modesta poderam refletir sobre o texto bíblico escolhido e as suas aplicabilidades nos dias de hoje. Após a Via Sacra, os voluntários foram desafiados a fazer um TPC (Trabalho Para a Capela), jantar em silêncio, culminando esta meditação numa Vigília de Oração. Nesta Vigília de Oração, houve um momento de reconciliação sacramental, que contou com a presença do Padre João Alves.


No último dia, os jovens em conjunto com a Comunidade das Irmãs Dominicanas participaram no Ofício das Laudes seguida de Eucaristia, sendo esta animada por estes jovens. Onde dois elementos renovaram o compromisso, como voluntários, e seis elementos se apresentaram, estando a fazer caminhada no grupo. Em jeito de conclusão do retiro foi realizada uma avaliação do mesmo, onde estes partilharam a sua evolução ao longo deste período. Uns esclarecidos e outros ainda com mais dúvidas abandonaram a casa que os acolheu, com a certeza de que tentarão fazer o bem sempre e onde seja possível.
Em nome deste Jovens Voluntários, um agradecimento especial à Comunidade Dominicana de Santa Catarina de Sena, que muito bem os acolheu; à Irmã Irene Silva; à Irmã Alzira Ferreira; Irmã Flávia Dores e ao Padre João Alves.   
Bruna Pereira e Natália Faria
VTS Aveiro