Jubileu das Dominicanas

No passado dia 9 de Janeiro, realizou-se em Fátima um momento importante no Ano Jubilar 2015-2016 de comemoração dos 100 anos da Morte de Teresa de Saldanha e 150 anos do início da fundação da Congregação (IDSCS).
Foram vários os convidados para o evento, vindos de várias partes do mundo entre os quais Portugal, Paraguai, Brasil, Albânia, Timor Leste, Angola, Moçambique, entre outros.
As comemorações começaram por volta das 11 horas na Basílica da Santíssima Trindade com a Eucaristia, onde estavam presentes aproximadamente 7000 pessoas entre voluntários, utentes, familiares, amigos. Durante a mesma, presidida pelo Cardeal Patriarca, foi lida a carta do Papa Francisco que reconhecia as virtudes da Madre Fundadora considerando-a venerável.
Após a celebração, familiares das Irmãs e os autocarros dirigiram-se para a um ginágio da Consolata onde se realizou um almoço partilhado, o grande ginásio tornou-se pequeno. Outros almoçaram no Hotel das Irmãs Dominicanas.
Ao chegar às 14h30 muitos se dirigiram para o Centro Paulo VI, cujo auditório se tornou pequeno, para a apresentação do livro “Fascínio por fazer o bem” do Pe. António Rego enaltecendo as virtudes de Teresa de Saldanha; a apresentação dos DVD’s gravados em várias partes do mundo, onde a Congregação se encontra, contendo músicas tradicionais dos locais e ainda o Hino da Madre Fundadora;  apresentações de canções e danças pelas crianças dos Colégios e Instituições.
Todo este dia terminou com o hino cantado pelos presentes, por volta das 18horas, a maioria  voltou para as suas casas e alguns, nomeadamente os voluntários, ficaram alojados na Casa das Irmãs Dominicanas.
Todo este dia terminou por volta das 18horas, os convidados leigos portugueses voltaram para as suas casas e os de outros países e províncias ficaram alojados no Hotel das Irmãs Dominicanas bem como os voluntários.
E assim terminou o dia das comemorações de uma mulher que fez a diferença pela coragem que teve, que abdicou de tudo o que tinha para “Fazer o Bem Sempre”.




Andreia Ventura
Comunidade de Aveiro