#JubileuTeresaDeSaldanha



 Decorreu no passado fim-de-semana, dias 9 e 10 de janeiro, em Fátima as comemorações dos 100 anos da morte de Teresa de Saldanha, fundadora das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena em Portugal


Nestas celebrações, as várias comunidades espalhadas pelo mundo fizeram-se representar com Irmãs, voluntários, funcionários, utentes, familiares e amigos ligados ao espírito dominicano e a Teresa de Saldanha. Assim, no dia 9 de janeiro, de vários pontos do país chegaram autocarros e carros de particulares ao Santuário Nossa Senhora de Fátima para assistirem à celebração da eucaristia pela vida e virtudes da Fundadora da Congregação. Esta celebração eucarística foi presidida pelo Cardeal de Lisboa, D. Manuel Clemente e contou também com a presença de alguns frades dominicanos e padres diocesanos e outros bispos. Após a eucaristia, todos os amigos dominicanos que até ao santuário se deslocaram para assistir à celebração foram encaminhados para o almoço.
Depois de recuperadas as forças, as pessoas foram convidadas a rumarem até ao auditório Paulo VI, para lá assistirem a apresentações dos alunos dos colégios dominicanos portugueses e para assistirem também a vídeos de outros colégios dominicanos espalhados pelo mundo, colégios estes que têm como base o legado deixado por Teresa de Saldanha. No final do espetáculo, entre beijos, abraços e algumas lágrimas de saudade, as pessoas iam-se retirando do edifício Paulo VI para rumarem até aos autocarros/carros, que após um dia bem passado as levaria a suas casas.
No entanto as comemorações não ficaram por aqui. No dia 10, e com um carácter mais intimista a festa ainda estava presente na casa das Irmãs Dominicanas de Fátima. Assim, o dia começou com a eucaristia na capela da casa de Fátima. De seguida, as Irmãs, Amigos e Voluntários de Teresa de Saldanha assistiram a duas reflexões, uma pela Irmã Joana Rafael da Província de Angola, com o tema: O Encontro de Teresa com o Olhar de Jesus, e outra pela atual Madre Geral da Congregação, a Irmã Rita Nicolau sobre Teresa de Saldanha passar a ser venerável. Seguiu-se o almoço com partilhas de experiências de vida e algumas gargalhadas. Depois do almoço e café, todos os que estavam presentes neste dia foram convidados a assistirem a testemunhos de algumas Irmãs, Professoras, Amigos e Voluntários que colaboram com a as Irmãs nos diversos pontos do país e do mundo. As diferentes realidades, as diferentes formas como cada um conheceu  Teresa de Saldanha e todo o legado deixado por esta estiveram presentes. Tudo o que as Irmãs, Professoras, Amigos e Voluntários fazem nos locais onde se encontram é bem recebido, acolhido e acarinhado pela população. Terminados os testemunhos e com um curto intervalo para preparar o espaço, foi realizada uma oração ao estilo de Taizé, que foi o culminar do dia e do fim-de-semana.
Entre beijos e abraços, Irmãs, Amigos e Voluntários de Teresa de Saldanha foram-se despedindo com promessas de se encontrarem brevemente. Destes dois dias, temos consciência de que muito há a fazer, mas em tudo fazer o bem sempre e onde seja possível

Natália Faria
Comunidade de Aveiro