Retiro VTS - Comunidade do Pinheiro


Nos passados dias 6 e 7 de Fevereiro, enquanto a maioria do país colocava as máscaras para ir para a rua festejar o carnaval, a comunidade do VTS Pinheiro decidiu deixar todas as máscaras em casa e retirar-se para a Praia de Mira.
O retiro, que teve como tema “Criar laços” permitiu que cada um deixasse cair a “máscara”, que tantas vezes usamos no dia a dia, para perceber quem somos e o que nos faz feliz.
Quando entendemos o que realmente se passa dentro de nós e nos aceitamos tal como somos, sem “máscaras”, torna-se mais fácil criar laços, não só com os outros que estão à nossa volta mas também com Deus.
Durante o retiro somos aprofundado o que é a felicidade, com o apoio de um texto de Matthieu Ricard, onde nos apresenta 10 coisas que nós acreditamos que nos farão felizes, mas na verdade não farão. Foi um texto que deu muito que pensar, e para perceber que, por vezes, temos um conceito de felicidade um bocado deturpado.
Apesar de o retiro ter sido pouco tempo, foi muito bom partilhar e criar laços com os restantes elementos e com Deus, que durante o fim-de-semana nos dizia “Segui-Me e farei de vós pescadores de Homens”.


Andreia Silva
Comunidade do Pinheiro