VTS Pinheiro da Bemposta em retiro na Praia de Mira


Retiro do Pinheiro da Bem-Posta.

Praia de Mira – dias 6 e 7.

Nos passados dias 6 e 7 realizou-se o primeiro retiro dedicado à Comunidade VTS do Pinheiro da Bemposta. Este realizou-se em Praia de Mira, em casa pertencente à congregação das irmãs. Neste retiro participaram os elementos da comunidade, a Irmã Flávia como orientadora espiritual, Liane Pinho, Andreia Silva, Francisca Aires, José Pedro e, como nos mostramos recetivos ao acolhimento de mais elementos do VTS, ainda tivemos a presença do Daniel Graça de Aveiro.
À chegada fomos recebidos pela irmã Flávia e iniciamos em seguida uma reunião onde nos debruçamos sobre as atividades em grupo e podemos conhecer o programa do retiro feito pela irmã. Iniciamos uma oração onde podemos ouvir a leitura do Evangelho do dia antes de irmos à celebração da eucaristia na Igreja da Praia de Mira, o que nos permitiu absorver melhor as palavras do evangelho, refletirmos e meditarmos e assim deixarmos que tais palavras nos transformem.
Na vinda para casa ficamos a conhecer a Igreja da Praia de Mira, e ainda melhor a pequena freguesia da Praia de Mira. Depois do jantar preparado o grupo viu o filme «O Evangelho segundo João».
Pela manhã do dia seguinte, depois do pequeno-almoço, fizemos uma oração. Em seguida demos início à caminhada chamada «subir à montanha da felicidade» na qual, sob a orientação da irmã, que nos preparou alguns textos, podemos estar em silêncio durante grande parte do seu percurso enquanto os podíamos ler através de uma folha de papel azul que parecia mais um sinal da sincronia entre o seu conteúdo, o mar e o céu. Nestes textos podemos ler sobre algo muito importante, algo ao qual todos querem alcançar; o viver em plenitude que se manifesta pela felicidade do homem. A busca da felicidade é um tema particularmente interessante dos jovens. Óbvio seria pensar que iríamos ler sobre o que nos faria feliz, mas, ao invés, a partir do que podemos ler, houve uma reversão daquilo que com as quais nós pensaríamos que nos fizessem felizes mas que na realidade não nos fariam. Tal texto fez-nos questionar e procurar onde estaria a verdadeira felicidade para cada um de nós. No texto seguinte, que nos falou de Zaqueu e Jesus, tentamos perceber o que significaria a felicidade para eles depois de Zaqueu (cobrador de impostos) doar metade dos seus bens ao pobres e quatro vezes mais a quem extorquiu, quando se encontrou com Jesus. 
O percurso a pé estendeu-se desde a Praia de Mira até toda a extensão da lagoa inclusive o retorno a casa. Durante uma breve paragem cada elemento pôde falar sobre o tema. Já próximos de casa, paramos na zona da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia de Mira onde cada um pôde falar sobre o retiro, os aspetos negativos e positivos.
O retiro serviu como ponto de encontro entre os elementos que irão participar nas próximas Jornadas Mundiais da Juventude a realizar em Cracóvia. Desta forma podemos fortalecer os laços entre os elementos desta comunidade ao mesmo tempo que prepararmo-nos para as Jornadas Mundiais da Juventude enquanto grupo.
  

 Este retiro que foi especial, fica marcado pela consonância entre o local em frente ao mar onde ficamos alojados e a leitura do dia do evangelho que nos falou de Jesus e do milagre que realizou com Pedro no mar.
Perante a imensidão do mar, que nos fazia questionar, tentamos percebermos quais as coisas que nos farão felizes. O mar funcionou como alavanca. Um local ao mesmo tempo tão inóspito para a sobrevivência do homem, aterrador e belo ao mesmo tempo pela sua implacabilidade que me fez lembrar Deus.


José Pedro
Comunidade Pinheiro