Comunidade de Lisboa - A nossa reunião de março

No passado dia 6 de março, a comunidade de Lisboa reuniu-se como habitualmente na casa mãe em Benfica.
Neste dia, como em todas as ocasiões em que nos reencontramos, houve muita alegria…uma alegria igual à de irmãos que se reencontram.
Para mim é sempre com grande expectativa que aguardo pelas nossas reuniões, retiros, atividades e/ou encontros. Esta é uma família muito especial na qual também as irmãs dominicanas possuem um papel muito importante. Como dizia o Papa Francisco anunciamos com felicidade o Evangelho. Cristo quer cristãos felizes que espalhem a Boa Nova com alegria. É com os exemplos, com a nossa vida que anunciamos esta Boa Nova que Deus nos pede a anunciar.
Mesmo quando temos pedras no nosso caminho, momentos duros em que desanimamos, em que queremos desistir olhamos para Teresa de Saldanha, para Catarina de Sena, para Domingos e para Jesus e ao ver a sua força, a sua luta não podemos nem devemos esmorecer. Devemos olhar para eles e tentar ter a mesma força e lutar pois eles estão sempre connosco a dar-nos alento…força…coragem e serenidade.
Nesta nossa reunião preparámos o nosso retiro anual que irá acontecer nos dias 11, 12 e 13 de março na Costa da Caparica. Quase todos os membros irão estar presentes sobre a orientação espiritual da irmã Angélica Araújo. Agradeço a Deus pela dádiva que concedeu a esta comunidade, por nos “dar” a irmã que tem sido uma lufada de ar fresco, de misericórdia de amor para nós e para cada um dos seus membros. Para mim tem sido muito importante, tem sido uma força e um apoio fundamentais. Tem sido uma presença muito forte de Deus. Agradeço, diariamente, a Deus a sua presença.
Este retiro, penso, que será muito intenso, fundamental e muito necessário. É fundamental parar, respirar e pensar sobre nós, a nossa vida, o que estamos a fazer com ela e o que queremos fazer no futuro. É tempo de estar no deserto e com Deus. É tempo de ter tempo e dar tempo ao tempo. É também chegada a altura de estar com o grupo sem pressas, sem ter de fazer planeamentos….atividades…. sem correr. É tempo de olhar nos olhos de cada um e tentar chegar mais perto e de chegar até onde o outro nos deixar chegar. É altura de crescer como grupo e acima de tudo de nos unirmos como grupo…. como comunidade. Somos e fazemos parte uns dos outros.
Na nossa reunião ainda tivemos tempo para dialogar sobre o retiro anual do Voluntariado que será em abril e no qual todos, ou quase todos, iremos caminhar até Fátima partindo de Leiria. Com certeza será um retiro muito forte e marcante. Mas disso falaremos mais tarde.
De seguida, cantámos os parabéns a duas manas que tinham feito anos na semana anterior. A Rita Castro e a Joana Castro. Foi um momento de descontração muito divertido. Sei que a amizade não se agradece, mas quero deixar o meu profundo agradecimento à mana Joana pela amizade, força e apoio que me tem dado nestes últimos tempos. Foi muito importante e até num certo momento determinante no meu trajeto enquanto VTS.
Durante este tempo em que cantávamos os parabéns, houve algo que aconteceu e que gostaria de partilhar convosco. Durante o transporte do bolo, não sei bem como houve uma parte da caixa que ficou amolgada. Ao retirarmos o bolo da mesma reparámos numa imagem da tampa…era nem mais nem menos que Cristo crucificado. Ficámos todos surpresos e até perplexos. No bolo não havia qualquer imagem, apenas a decoração e a cruz era muito perfeita….com os braços bem definidos, o corpo e a cabeça nos locais certos. A imagem irá mostrar bem o que refiro.  



Por fim, terminámos com uma oração agradecendo e pedindo a Deus e a Maria proteção.
Foi uma reunião muito especial, como todas penso eu. Até à próxima reunião.
Obrigada pela atenção dispensada para lerem este meu texto.
Um beijinho no coração de todos.


Ângela Silva
VTS Lisboa