Voluntários nas JMJ...

   


Quando me pediram para escrever um texto sobre as JMJ começaram a surgir várias ideias que queria registar. Foram tantas as experiências e as aprendizagens que era difícil conseguir transmitir/escrever tudo. Por onde podia começar?? Pela fantástica experiência de ficar em famílias de acolhimento, pelas aventuras que tivemos, pelas palavras do Papa que disseram tanto, pela subida à Torre do Santuário da Divina Misericórdia que me levou a pensar que somos tão “pequenos” perante a misericórdia do Pai, ou pela visita a Auschwitz ?? Podia falar de todas essas coisas que tocaram-me de forma particular ou tantas outras experiências que tivemos, mas depois de muito pensar, de escrever e apagar, decidi falar da minha experiência como leiga Dominicana.



Saímos de Portugal como representantes do VTS, até levávamos a camisola vestida, literalmente, no primeiro dia. Mas foi na celebração dos 800 anos da Ordem dos Pregadores, na Basílica Dominicana de Santa Trindade, onde se reuniram centenas de pessoas de todo o mundo, que me senti em casa, em família, mesmo longe de Portugal. Foi impressionante ver tantos jovens, e menos jovens a participar na celebração, a Basílica estava lotada. Foi uma celebração grandiosa, apesar de ser em polaco. Tivemos a oportunidade de ver e ouvir o Mestre Geral, que era uma coisa que pretendíamos, afinal não é todos os dias que se tem a oportunidade de “estar” com o Mestre Geral (só faltou mesmo a selfie). Infelizmente, não conseguimos ficar para as restantes actividades, que se estendiam durante a noite toda, pois o cansaço já era algum, mas aquele bocadinho já valeu muito a pena. 



Nos restantes dias foi bom ver como existiam tantos Dominicanos pela Polónia. Dominicanos dos “quatro cantos” do mundo. Sempre que conseguíamos identificar algum fazíamos uma “festa” e era um orgulho dizer que também éramos Dominicanos. 


As JMJ foram sem dúvida uma experiência sensacional, para além das aprendizagens, partilhas e muitas outras coisas ficaram a vontade de voltar à Polónia e de participar nas próximas JMJ (próximas em 2019 ou próximas na Europa xD).