VTS e os seus 14 anos! - Em Lisboa!


Dia 2 de outubro…que data tão especial! Comemoramos o Anjo da Guarda, a profissão religiosa da nossa querida Teresa de Saldanha e, agora, o aniversário do VTS.
 
A comunidade de Lisboa iniciou a comemoração com a ida ao jazigo da Madre Fundadora. É um local especial. De cada vez que entro no jazigo é absolutamente mágico. O cheiro inebriante a rosas, a paz e, ao mesmo tempo, a alegria que se apoderam do meu coração é algo quase indescritível por palavras.
Para mim, apesar de estarmos num cemitério, é um dos meus locais de eleição para visitar e, sobretudo, orar junto de Teresa de Saldanha. Foi precisamente isso que aconteceu. A Irmã Angélica preparou uma pequena oração e juntos orámos bem próximos, fisicamente, de Teresa. Claro que para estarmos próximo dela basta rezar-lhe em qualquer sitio, tal como o fazemos com Deus. Deus está onde estamos…e quer falar-nos onde estivermos.

Depois deste primeiro momento, participámos na Eucaristia no Convento dos irmãos Dominicanos no Alto dos Moinhos. Foi uma celebração emotiva. A igreja estava, como sempre, cheia de pessoas, mesmo depois do incêndio do passado domingo o qual em nada abalou a força desta comunidade.
Apesar do que se perdeu a nível material, e foi imenso, o mais importante permaneceu intocável. Apesar da falta de paramentos, cálices, etc, a celebração foi feita com a mesma entrega, com o mesmo amor. Acredito que rapidamente o Convento voltará a ser o que era.
Por fim, finalizámos com um almoço onde convivemos, festejámos a alegria de ser VTS, de ser de Teresa de Saldanha, de ser de Jesus e de Deus.

Neste dia alguns elementos não puderam estar presentes por vários motivos. Mas não poderia terminar o meu texto sem os referir. Neste dia cada um deles esteve bem presente, como sempre estão, nas minhas orações. Pedi por cada um de vós. Pela Ana Cristina para que Deus lhe mostre o caminho da felicidade, que a ensine a relaxar e a não ser demasiado exigente consigo mesma. Pela Ana Carina, para que encontres em Deus a paz e a serenidade que tanto procuras e necessitas. Pela Sílvia para que Deus a ajude neste novo ano letivo. Pela Rafaela para que Deus seja sempre o seu refúgio e âncora. Pelo Josimar para que Deus continue a ser a luz no meio da escuridão e que consiga sempre alcançar as vitórias que pretende. Pelo Bruno para que se sinta sempre amparado por Deus, que sejas capaz de ver as pegadas na areia. Pela Catarina, que Deus a coloque nos nossos caminhos se assim for a Sua vontade. Pela Rita, que Deus lhe conceda o que mais deseja.
Por todos nós, que Deus se faça sempre presente nas nossas vidas…. que através da intercessão de Teresa nos sintamos sempre impelidos a fazer o bem sempre e onde seja necessário.


Ângela Silva
Comunidade de Lisboa