Caminhos de Teresa... - Encontro Nacional VTS



Este Encontro Nacional teve inúmeras peripécias antes de ser realizado, e durante o decorrer do Enontro também foram alterados algumas situações de última hora! No entanto, agradeço aos presentes e aos ausentes que estiveram presentes noutro sentido, por se ter realizado este Encontro.

Isto quase que se assemelha ao início de vida de Teresa, quando queria fazer algo e encontrava obstáculos e pormenores que travavam o ritmo do seu Caminho, mas na persistência, oração e vontade de realizar seguia para a frente!

Assim como a verdadeira primeira VTS (Madre Teresa de Saldanha), nós seguimos para a frente. Aguardámos anciosamente a chegada dos nossos, vindos de Aveiro, era tarde com certeza, mas com alegria e satisfação os recebemos em nossa casa (Casa Mãe - Casa em Benfica). Apenas uns minutos para distribuição dos quartos, culminar de horários do dia seguinte e instalar as coisas na cozinha para o chá e bolachinhas de conforto para uma boa noite sono (curta mas abastecida!)

No dia seguinte, após a oração, dirigimo-nos até ao Salão Nobre da Casa, onde foi restaurado, criando um ambiente único e magnífico da época. Assim começamos magnificamente com uma bela viagem no tempo sobre quem era Madre Teresa de Saldanha por Irmã Cecília. De seguida, apresentei os Caminhos de Teresa, contando um pouco da história de Teresa, passando por esses mesmos caminhos, se quiserem saber mais, aquiriram um exemplar dos Caminhos de Teresa e sejam turistas ao jeito Dominicano como a Madre Fundadora, é um desafio! 

Após a apresentação, alteramos um pouco a nossa rota, mas fizemos com sucesso todo o percurso dos Caminhos de Teresa, e ainda com direito a um super lanche, Brunch oferecido pela Irmã Ana Maria no Convento dos Cardais, e digo que foi uma surpresa divinal e mágica!

No regresso visitámos o Museu, que mais uma vez vale sempre a pena ver, temos sempre um olhar diferente sobre Teresa!

Após visita preparamos o jantar, convivemos. Terminando o belo jantar, fomos todos até à sala da mesa redonda, juntando-se algumas Irmãs da Comunidade de Benfica e da Comunidade do Colégio de S. José, tivemos o nosso momento de Vigília e Adoração com partilha das missões de Ana Emanuel e de Liane e António. Mais um momento diferente, mas bastante rico na sua partilha de fé, esperança e amor!

De seguida, o famoso chá e bolachinhas de conforto da noite, com últimos acertos de horas para o dia seguinte!

No dia seguinte, Irmã Flávia presenteou-nos com a partilha da Santidade de S. Domingos baseando-se na Carta do Mestre Geral. No fim desta palestra, tivemos o Momento de Envio e a avaliação do Encontro.

 Daqui seguimos para a capela do Colégio de S. José, para a missa, presidida pelo Frei Bento, ao qual foram feitos os compromissos pela primeira vez, e renovação de compromissos. Também pela primeira vez foi entregue simbolicamente algo aos Mini-VTS que estavam presentes, mostrando o quão importante são na nossa Família, pois são o nosso futuro, a nossa esperança! 

Após a Eucaristia, fomos todos conviver num almoço em família, seguindo-se para a Casa de Benfica, para arrumações finais e partida para as suas casas e famílias!!!

Para mim, este Encontro foi bom, na medida que o vi com um outro olhar, como conhecer os Caminhos de Teresa caminhando como Ela!
É difícil, mas sustentando-nos na Caridade, na Humildade, na União, na Fé, na Persistência, na Perseverança, na Oração, no Amor ao próximo, conseguimos sempre Ser "Feliz mil vezes Feliz".

Foi este Encontro que me deu mais Fé, mais Força para que o que tinha de enfrentar nos dias seguintes, correriam da melhor forma certamente, Confiei, e aqui estou Caminhando, Calcorreando pelas pedras das calçadas das ruas de Lisboa, de forma deitada no bloco de cirurgia, sentada na cadeira ou deitada a repousar, que sei que tudo vai melhorar e tudo a seu tempo hei-de obter.

Por isso só me resta agradecer a todos os que participaram no Encontro Nacional das diversas formas, e lanço o desafio acima citado, adquirir um exemplar do Roteiro e venham pelos Caminhos de Teresa... descobrir Lisboa, descobrir a Fé, descobrir a Caridade, descobrir a si mesmo!!!

Rita Ribeiro de Castro
VTS - Lisboa