Convite à Santidade



Vocatis sanctis
(convite à santidade)



Nos passados dias 23 a 25 de Novembro, realizou-se em Lisboa (Benfica) o XII Encontro Nacional do VTS.

Vicissitudes diversas chegaram a por em risco a realização deste Encontro contudo, com a intervenção do Espírito Santo, o mesmo chegou a realizar-se.

Ao contrário de passados Encontros, não posso dizer que saio com o coração cheio, mas apenas a mim se deve tal facto: Outros compromissos já assumidos e a atenção que uma filha adoentada carece fizeram com que a minha disponibilidade fosse diminuta para poder acolher e estar com os meus manos e as minhas manas VTS.
       
Contudo, do pouco que estive presente, sinto que mais uma vez fomos família e fizemos família! Penso que nestes dias os laços de fraternidade entre os participantes aumentaram e que levam desta experiência vontade redobrada de continuar a “fazer o bem sempre”.

Tal como Teresa de Saldanha, também todos nós temos um “roteiro” a percorrer. Difícil muitas vezes é certo, mas com muito mais serenidade e esperança ouvindo/vivendo os testemunhos que outros e outras, como Teresa de Saldanha, nos deixam para nos guiar nesta missão.
No Domingo falámos da Carta de Mestre Geral sobre o tema “A santidade de Domingos, luz para a Ordem dos Pregadores” e sendo certo que todos nós somos chamados a este caminho de santidade tenho para mim que a própria noção de “Família Dominicana” não é apenas uma maneira de expressar as convergências entre vários grupos/comunidades que têm um mesmo propósito. Ela expressa um modo de evangelização e em bom rigor de santificação dos seus membros.

Como disse o Papa Francisco na sua homilia da Santa Missa de conclusão da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos de 28 de Outubro “Não é cristão esperar que os irmãos inquietos batam às nossas portas; somos nós que devemos ir ter com eles, não lhes levando a nós mesmos, mas Jesus”.



Termino concluindo que apesar de para mim não ter sido um verdadeiro Encontro Nacional, tenho a certeza que foi um tempo de verdadeiro encontro e que juntos demos passos seguros neste nosso caminho de santidade!



André Silva
VTS - Lisboa