VTS em encontro Nacional! - 18 a 20 de Outubro de 2019


Nos passados dias 18, 19 e 20 de outubro, o VTS esteve reunido em Fátima no seu encontro nacional. Foram dias de muita riqueza e alegria. Vinda de uma semana caótica e tendo responsabilidades na preparação do encontro enquanto coordenadora, temi não ter disponibilidade para o aproveitar a nível pessoal mas a verdade é que estar em família tem o condão de nos puxar sempre para cima, a verdade é que estar em família a alimentar esta amizade com Deus foi algo que soube a mel, foi algo doce, saboreado, aproveitado a cada segundo.
Renovei omeu compromisso por 5 anos, 5 anos esses que me parecem uma eternidade... Afinal, daqui a 5 anos já terei 28 anos! O quanto tudo pode mudar...! Mas é firme a certeza de fazer sentido viver esta espiritualidade dominicana assente na oração, no estudo, no melhor conhecer para mais amar e para não ter outra missão do que me dar sem medida aos outros. E sei que o quero fazer com o VTS porque a cada encontro a comunhão vivida com pessoas aparentemente diferentes de mim - diferentes culturas, diferentes faixas etárias, diferentes áreas profissionais - me faz perceber que aqui posso crescer. Porque me confrontam com as minhas ideias feitas, as expectativas centradas em mim e me enquadram num projeto de fraternidade muito maior do que eu, onde todos e cada um desempenham um papel vital, todos e cada um com os seus dons que se complementam. Já Santa Catarina de Sena o tinha ouvido séculos atrás: Fiz-vos diferentes para que precisassem uns dos outros. É a riqueza do Espírito Santo que opera em nós o impossível e nos quer audazes a sonhar. 
E se o VTS nasceu de um sonho de jovens que queriam fazer mais, também só poderá ser esse o caminho a continuar a percorrer todos juntos: continuarmos a sonhar com novas e atuais formas, adaptadas às nossas realidades, para espalharmos o perfume das mãos que oferecem rosas, das mãos que sabem ser generosas, das mãos que se sujam para "fazer o bem sempre".

Ana Emanuel Nunes



Ps: Fotos do Alberto, VTS da Guarda