Loja Social em tempos de pandemia





O VTS Aveiro, a partir de março, em virtude do estado de emergência e para segurança de todos, manteve fechada a Loja Social que funciona aos sábados de manhã no Mercado de Santiago. Foi uma decisão difícil pois, até à data, notava-se uma crescente afluência, fruto do esforço do grupo de manter a loja organizada, atualizada e apelativa mas sobretudo das necessidades das famílias que não param. Muito menos agora, que o maldito vírus afetou enormemente a economia e agravará cada vez mais as desigualdades sociais, com as suas consequências a repercutirem-se bem para lá do que alguma vez esperáramos. 
Se fechar tinha sido uma decisão difícil, reabrir, ao fim deste confinamento, não foi uma decisão tomada de ânimo leve. Havia muita vontade de voltar, pois sabíamos que havia alguém lá fora a precisar deste apoio, hoje e não amanhã. Havia muito receio de voltar pois sabíamos a responsabilidade que tal acarretaria. Foi necessário refletir bem no modo de funcionamento e criar um plano de contigência, foi necessário assimilar novos hábitos e comportamentos, foi necessário perceber que se tudo pareceria diferente, até talvez mais distante, teríamos de procurar a proximidade que um sorriso por trás da máscara e uma conversa sincera conseguem criar. 
Reabrimos. Já reabrimos por uma família inteira em busca de roupa para as crianças que felizmente não param de crescer ou apenas por uma senhora que, na semana anterior, perdera as chaves e tinha a fé de as ter deixado connosco (infelizmente não estavam lá!). Mas reabrimos, estamos, na humildade de ser Sua presença, na seriedade e entrega de estar para o Outro. Enfrentamos o desafio que nos propões, Senhor, de semear a esperança :) 

Ana Emanuel, Arménia e Patrícia







Comentários