Encontro da comissão nacional VTS e da pjvIDSCS

Confesso que já tinha saudades de Fátima. A última vez que lá tinha estado foi no retiro nacional do VTS de onde saímos todos, e acho que posso mesmo falar por todos, cheios de fé e vida. Foi mesmo, mesmo à justa, foi dom, pois passado pouco tempo veio o confinamento que alterou tantos planos. Soubemo-nos reinventar, dentro das nossas limitações e fomos estando juntos. 

Por isso, regressar a Fátima com a comissão nacional para preparar o novo ano pastoral no passado sábado, dia 10, foi algo muito aguardado. Connosco esteve também a equipa da Pastoral Juvenil Vocacional das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena com o mesmo propósito. 

Na parte da manhã, em tempo de oração e formação, percebemos que felizes são aqueles que sabem ouvir a Palavra de Deus e pô-la em prática. Que a essência da nossa missão deve ser justamente essa, ser fiéis a esta Palavra e transmiti-la. Mais do que eventos por si, avaliados conforme o número de participantes e as nossas próprias motivações e expectativas, a nossa ação pastoral deve ser um processo espiral de constante planificação, execução, avaliação, replanificação, de escuta permanente da vontade de Deus para melhor servirmos esta essência.

Já da parte da tarde, cada equipa esteve reunida a conhecer-se, a refletir nos seus desafios e pensar em propostas para este ano que se iniciou para ajudarmos a cada voluntário e cada jovem a (re)descobrir-se como cristão, discípulo de Jesus, ao jeito de São Domingos e Teresa de Saldanha e assumi-lo na sua vida. Sabemos que esse caminho mais rico será quanto mais formos capazes de partilhar experiências entre equipas e viver em comum o que nos é comum, em iniciativas e momentos organizados em estreita cooperação e colaboração. 

Onde Deus passa, Deus transforma. Se Deus está em nós, podemos olhar com esperança. Por isso, possamos descobrir juntos as graças que este ano nos pode trazer. 






Comentários