Nossa Senhora do Rosário, somos família

Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário é o título mariano apresentado aquando da aparição da Santíssima Virgem Maria a São Domingos de Gusmão em 1214 na igreja do mosteiro de Prouille, na qual a mãe de Jesus entregou o Santo Rosário ao fiel frade dominicano.

Quando a Virgem Maria lhe apareceu, com Sua voz materna, disse-lhe:

«– Sabes tu, meu querido Domingos, de que arma se serviu a Santíssima Trindade para reformar o mundo?»

«– Ó Senhora! – respondeu ele, – Vós o sabeis melhor que eu, porque depois de vosso Filho, Jesus Cristo, fostes o principal instrumento de nossa Salvação.»

Respondeu-lhe Maria Santíssima:

«– Sabei que a peça principal da bateria foi a saudação angélica, que é o fundamento do Novo Testamento; e, portanto, se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza o meu saltério.»



Após a aparição mariana, São Domingos entrou na Catedral de Toulouse para reunir e falar aos fiéis, enquanto os sinos começaram a tocar sem qualquer intervenção humana. Quando o santo começou a pregar, uma espantosa tormenta se iniciou, houve um tremor de terra, o sol se velou, ouviram-se terríveis trovões e o céu iluminou-se de relâmpagos. Uma imagem de Nossa Senhora levantou três vezes os braços para pedir a Deus justiça para aqueles que não se arrependessem e recorressem à Sua proteção. São Domingos, perante tal fenómeno, orou das orações do Santo Rosário e, por fim, cessou a tormenta. Pôde ele, então, continuar tranquilamente a sua pregação, e fê-lo com tal zelo e ardor nas palavras que os habitantes da cidade abraçaram quase todos a devoção ao Rosário da Virgem Maria.

São Domingos, após a aparição e ter recebido o Santo Rosário das mãos de Nossa Senhora, tornou-se, ele próprio, o grande propagador dessa devoção mariana no início do século XIII. Domingos, com a prática da oração do Rosário da Virgem Maria e a pedido expresso de Nossa Senhora, começou a combater as heresias dos albingenses, as quais cresciam vertiginosamente na França.

A palavra rosário quer dizer um tanto de rosas, um buquê de rosas que se oferece a Nossa Senhora. Cada Ave Maria é uma rosa que oferecemos à Mãe do Céu, com carinho e esperança. Assim, quando rezamos o Santo Rosário completo oferecemos um buquê de cento e cinquenta rosas à Virgem Maria.


“Deus há-de remover os obstáculos que lhe parecem tão grandes. Sim, devemos ter muita confiança em Deus e Ele pode tão facilmente resolver tudo!”- MTS

Desde que comecei pela primeira vez marcar a minha presença por esta altura nesta Peregrinação apenas não consegui ir uma vez por um motivo complicado (Mãe de 1ª viagem), mas gratificante até à data!

Este ano de 2020, em tempos de pandemia, a Peregrinação e Festa da Família Dominicana não pôde ser realizada e será a 2ª vez que eu não marcarei a minha presença física também por um motivo complicado; mas creio que será gratificante no futuro. Tenho Esperança!


“A dor traz sempre consigo uma mudança com a qual nada se pode comparar.” MTS

Não quero deixar despercebido estes momentos tão agradáveis, tão presenciados em Cristo e Maria, tão vivenciados ao jeito de São Domingos, tão cheio de oração em Comunidade, tão repleto de partilhas e convívio entre tantos! A Cruz alta será sempre o nosso Encontro de ponto de partida em qualquer Peregrinação do Rosário.

A Festa Dominicana que sempre foi um momento alto de partilha de forma diversificada, das diferentes Comunidades Dominicanas e da grande presença de Jovens Dominicanos em Festa.

A Vigília de sábado à noite da Família Dominicana, que eternamente nos marcou por ser celebrado de diversas formas sempre na presença de Nossa Senhora.

Por fim, a Peregrinação do Rosário e Festa da Família terminava no mais auges dos acontecimentos: a Eucaristia!


“Deus, visivelmente, nos protege. MTS”

Depois destas memórias, e após visualização de algumas imagens de presenças em Peregrinações de anos anteriores gostaria de lançar um grande desafio a todos nós:

Façamos todos nós a Peregrinação Nacional do Rosário e Festa da Família Dominicana de modo diferente mas unidos em oração. Ou seja, cada um que caminhe na Peregrinação, em Família com Amigos ou na sua Comunidade respeitando o distanciamento social, e testemunhe os momentos altos que poderiam ser vividos presencialmente mas que são vividos espiritualmente, em Comunidade Dominicana, como Cristãos, como seguidores de Maria tal como se estivéssemos em Fátima! Momentos esses referenciados em cima:

1) Ponto de partida – Cruz Alta (Início da Peregrinação)

2) Festa Dominicana

3) Vigília da noite de sábado

4) Eucaristia – término da Peregrinação

“Deus há-de remover os obstáculos que lhe parecem tão grandes. Sim, devemos ter muita confiança em Deus e Ele pode tão facilmente resolver tudo! – MTS”


65ª Peregrinação Nacional do Rosário e Festa da Família Dominicana em Setembro de 2020, será recordado de forma única. Não só pela situação mundial epidemiológica que estamos a atravessar, como pela forma que todos nós estamos mais unidos espiritualmente e humanamente.

“Deus, visivelmente, nos protege. Estamos à conta de Deus e confio que vigiará sobre nós.” - MTS

Rita Ribeiro de Castro




Comentários

Flávia,op disse…
Obrigada Rita, é muito importante continuar a fortalecer os laços de "Família Dominicana"!
Sim, façamos a nossa Peregrinação!!! Depois conto-vos como foi