Encontro Nacional (Online) de Advento


Um novo ano litúrgico começou e com ele um novo tempo de espera, de atenção, de escuta para acolhermos o Deus-Menino no Natal! Tempos tão ricos exigem a presença e este caminhar junto em família e foi assim que no passado dia 5 e 6 de dezembro, via ZOOM, estivemos reunidos em Encontro Nacional Online, algo completamente inédito para nós mas cheio de bons e saborosos frutos! Falta o toque, o abraço mas não faltam os sorrisos do reencontro e as palavras amigas. Faltam os cânticos tocados e cantados a uma só voz mas não falta o silêncio que nos une num mesmo texto que nos toca em oração.  

Propusemo-nos aprofundar o tema "A Palavra que encarna", percebendo o que é isto do Verbo se fazer carne e habitar entre nós (Jo 1, 14), não só no momento histórico do nascimento de Jesus mas sobretudo no aqui e agora das nossas vidas. 

Por isso, somos gratos pelas orações da manhã e dinâmicas que nos congregaram, pela partilha do Frei Filipe que nos alargou o olhar, pelos trabalhos de grupo que nos levaram para um Natal assim não tão diferente de há 110 anos com Teresa de Saldanha cujo presépio completámos e cujo testemunho nos pôde encher de esperança, pela oração do "Mês Dominicano pela Paz" vivido em Família Dominicana pela Ucrânia, cuja situação de guerra civil que perdura há 5 anos não é notícia e nos escapa, que nos apelou à fraternidade para com aqueles nossos irmãos, pela eucaristia, já sem nos vermos, mas conscientes dos nossos laços, de camisola em comum vestida. 

Ao longo destes próximos dias, iremos partilhar aqui no blog alguns materiais relacionados com os momentos acima referidos para que os VTS que não puderam participar e para todos os que nos acompanham na amizade possam também fazer parte deste encontro. 

Somos dominicanos e esta Palavra que encarnou e encarna é sem dúvida a essência da nossa pregação. Que ela encarne em nós para que a testemunhemos com esperança e coragem para onde quer que vamos, para onde quer que Ela nos peça para ir. 

"Neste tempo de confinamento, enche-nos o coração estarmos juntos, em Família" (Carla Taveira, VTS Aveiro)







Comentários