Retrospetiva de 2020, Recomeçar em 2021!


Iniciou a 1 de Janeiro de 2020 um novo ano! Festa em grande, em casa por opção! Os primeiros dias foram de grande gratidão pela natureza que observamos em Família!



Primeiras fotos com grupo de colegas que nos tornamos ao longo dos anos melhores e mais unidas!

Início de um nova forma de exercitar, YOGA entrou na minha mente apesar de ser um pouco anti Yoga por desconhecer a verdadeira essência! Aprendi ao longo do ano os benefícios do Yoga, para o corpo e para mente. E ainda tento conjugar o Yoga de forma mais espiritual (religiosa) e como ajuda para reencontrar o meu EU MAIS PROFUNDO!!!

Excelente festa em Janeiro, o aniversário de Mariana em casa (por opção)! Janeiro, tão grata por tantas coisas eu recebi, que tive e que amei!

Fevereiro iniciamos com Beatriz a dar o seu melhor na aula de taekwondo e que tive o privilégio de assistir! Grata por ter uma filha tão corajosa!

Mais uns momentos com grupo de colegas, maior cumplicidades se tocam!

Eis que chega o Carnaval, vamos mascarados para a escola, vamos ao desfile de máscaras, vamos à festa de carnaval!!!! E é aqui que começamos a ficar preocupados porque se ouve COVID em Portugal, mas mesmo assim brincámos ao carnaval!! Grata por esse dia!


Ainda fomos a Fátima, para um Encontro do VTS Nacional, e quase que todos sentíamos que o mais certo seria o último neste ano de 2020 que nos juntaríamos em Fátima fisicamente!!! Algo nos dizia, algo sentia que aquele fim de semana tinha que ser vivido intensamente! Grata por ter estado em Fátima de forma tão intensa que ainda guardo em mim!



Em Março é um grande mês!!! Não por ser o mês do meu aniversário, mas porque no início tive a oportunidade de fazer uma pequena apresentação na escola da minha Beatriz sobre o meu trabalho e sobre o que mais gosto de fazer, proteger o nosso bem mais essencial e escasso: a nossa ÁGUA.

Mensagem transmitida ou não, fiz o meu papel. Cada um de nós deve-se responsabilizar pelos seus atos para uma melhoria no desenvolvimento sustentável e circular do meio ambiente, respeitando sempre o próximo e agradecendo todos os dias pela bela natureza que temos que é magnífica!

E eis que surge o primeiro abalo emocional, e o medo de ficar mais perto da morte! O COVID obrigou-nos a tomar novas medidas e sermos obrigados a ser prisioneiros das nossas próprias casas, com os nossos filhos antes do início das férias da Páscoa!!! Mas vai ficar tudo bem pintámos nós!

Páscoa vivida intensamente em casa, mas sem o grande poder de partilha de momentos tão significantes para todos nós Cristãos, que seria estar fisicamente em todas as cerimónias do tempo da quaresma! Mas pelo lado positivo, levou-nos a utilizar a ferramenta de novas tecnologias com utilidade a todos os níveis, pessoais, familiares, profissionais e religiosos. Crescemos e evoluímos ao mundo das nossas crianças que são o nosso futuro. Aprendemos com elas a desenvolver novas formas de pesquiza sobre o que for, aprendemos a lidar com o chamado abraço, e beijo virtual que seria impossível atingir sem o tato de forma física, mas por obrigação, por que era necessário para nossa sobrevivência, fomos obrigados a ficar separados de quem mais gostamos, e fomos obrigados a deixar de dar aquele abraço apertado quando nos apetecia e quando precisávamos. Grata pelo teu abraço e/ou beijinho naquele dia!

Mudaram-nos os tempos, mas não mudaram-nos as vontades, apenas reajustamos a forma de fazer a nossas vontades, foi fácil? Não, nem por sombras, e continua a ser difícil mas vamos superar!

Abril, um aniversário que deveria ser uma festa de arromba num determinado sítio! Mas tornei a nossa casa, com a nossa família numa festa de arromba de forma virtual!!! Os amiguinhos e toda a família juntou-se à festa virtual, e a Beatriz mesmo com pena por não poder jogar a bola e brincar com seus amigos, emocionou-se porque todos se lembraram dela nesses dia! Grata por termos tantos amigos, pela nossa família que quando é preciso estamos todos unidos e presentes de forma diferente!

Entre trabalho, tele trabalho com tele escola, passeios pelos supermercados com paciência das filas, os passeios pelas ruas desertas de Lisboa, o 25 de Abril, dia da Liberdade comemorado em casa fechada (estranho!) entre outras situações mais exaustivas, dou graças por ter sido um mês tão intenso, tão vivido que continuamos a passar para o mês seguinte!



Maio, inicia a nossa primavera, um sol de esperança nos ajuda a ultrapassar com mais ânimo, com mais consciência, com mais vontade de reinventar numa nova forma de estar na vida, na sociedade, na família! Em Maio ressurge a Esperança!

Ainda meio tempo em casa meio tempo a trabalhar na linha da frente, o Sol primaveril sempre nos convidou a partilhar maravilhas da nossa natureza em família pela praia, cidade, campo e profissionalmente pelos maravilhosos passeios pela nossa zona predileta!

Neste mês, foi a despedida de uma colega de trabalho para a sua nova vida, a vida de reformada e que nos impediu de uma festa em grande como memória futura. Mas foram os longos anos de trabalho que registam todos os momentos em que partilhamos juntas que ficará no meu coração! Obrigada Lídia, por fazeres parte da minha vida profissional e também pessoal!

Também foi o mês de grandes desafios, o VTS Nacional uniu-se virtualmente e desenvolveu um projeto magnífico, o vídeo de promoção do VTS realizado por todos os elementos do VTS Nacional, e por incrível que pareça cada um em suas casa, juntando todas as “peças” virtualmente e dando origem a algo magnífico que nos identifica por inteiro!! Grata por pertencer ao grupo VTS, grata por SER VTS! 



Junho, Julho e Agosto foi um recomeçar ao trabalho a 100%, ao mesmo tempo que se iniciavam as férias sem grandes restrições, sem máscaras obrigatórias e aproveitando o sol, a areia e o mar para viver ao máximo fora de casa!!!! Mas, foi um ano de férias cá dentro por opção necessária….o COVID ainda permanecia por cá meio escondido, meio resguardado mas possivelmente aguardando por novas vagas! 




Setembro começa uma nova fase que se repete em questões de angústias, novas formas de estar, novas formas de viver e conviver, novas tecnologias novamente a serem utilizadas como ferramenta principal, e começa a nova forma de sair de casa, com máscara para nos protegermos!!!

Início da nova vaga que se adivinhava que chegaria. Algo que nos perturba muito porque será muita pressão junta com o medo de apanhar e da possibilidade de morrer, com o medo de não poder se despedir como gostaríamos de alguém que faleceu mesmo que não fosse de COVID, medo de sair à rua sem olhar para o lado e pensar se é seguro. Medo de enviar as crianças para a escola, medo de não aguentarmos toda esta nova era que nos atravessa, e que nos é tão desconhecida. O que nos resta? É reinventar-nos, focar-nos, orar, escutar o silêncio e trazer toda a energia que se encontra dentro de nós e transformá-la em algo de bom não só para nós como também para o outro seja ele quem for. E depois, agradecer todos os dias por tudo o que recebemos mesmo que seja um simples bom dia no facebook de alguém!



Outubro, continua novas peripécias, mais aniversários familiares, mais medo por não conseguir controlar a nossa segurança fora das nossas capacidades, escola a continuar com regras de higiene apertadas e por incrível que pareça são as nossas crianças que mais uma vez nos ensinam a ultrapassar de forma mais leve, porque se elas conseguem conviver com tantas regras de segurança, com tantas exigências de higiene que se torna uma hábito no meio de todo o processo escolar e convívio familiar, porque é que nós não conseguimos??? Somos assim tão teimosos e cabeças duras que não somos capazes de alterar as nossas rotinas, as nossas regras para um bem comum, para um bem à sociedade, para um bem melhor ao próximo que poderá ser simplesmente um irmão, uma Mãe, um Tio, um colega ou um Amigo??

Qual será a diferença? É fazer a diferença que melhoramos o nosso SER enquanto Humanos que somos, é fazer a diferença que nos tornamos melhores pessoas a todos os níveis, é fazer a diferença que mostramos respeito pelo outro e pela nossa natureza, e é fazer a diferença que juntos vamos conseguir vencer qualquer mudança que fomos sujeitos devido a um simples Vírus!

Grata por estar viva e tentar fazer a diferença de alguma forma!

Novembro, mais um mês rico em partilhas quer a nível profissional quer familiar quer espiritual!

Entre atividades caseiras, passeios pela cidade, e confinamento obrigatório, iniciamos a 2ª vaga desta maldita pandemia COVID19. Mas, mesmo assim mantendo focados na importância da família, na importância da linha da frente, na importância de querer vencer mais uma etapa, há que pensar que a 2ª vaga vai ser forte e a 3ª vaga surgirá. Por isso mesmo temos que manter o nosso espírito e fé capaz de suportar tudo. O amor ajuda muito, o silêncio também, a oração para muitos é foco principal, mas se não estivermos coordenados com todas as estratégias que utilizamos podemos ter recaídas. Por isso o foco, a clareza e a planificação do dia a dia, é importante para que o amanhã seja fácil de ultrapassar, seja mais um dia que conseguimos viver!

Grata por ter mais um mês onde consegui com algum sucesso ultrapassar alguns dos meus obstáculos com alguma clareza e fé! Grata por estar viva!



Dezembro, o mês tão esperado e tão difícil de passar!!! O mês que é vivido intensamente em família, que partilhamos o sorriso, que fazemos o bem ao outro, o mês da solidariedade!

Mas é este mês que se tornará o mais forte para podermos iniciarmos um novo ano com novos desafios, novas etapas, novos projetos, novas formas de estar, nova esperança, nova “cura” do Ser Humano e da Alma!

Foi um início de um Advento semelhante à Quaresma, fechados em casa mas em família fazendo algo que nos fizesse sentido! A paciência começava a ficar no limite, as exigências de proteção são demasiadas apertadas para um Ser Humano que gosta da sua Liberdade, que gosta do Afeto que gosta de conviver, mas é necessário focar na nossa proteção, na nossa saúde e continuar nesta luta em conjunto, em união, com coragem, com fé, com garra, com disciplina e sobretudo com paciência e clareza nos que queremos para nós no amanhã!

A árvore de natal pode ser feita com calma, em família, partilhando as ideias todas e com a devida antecedência. Espero que o Espírito tenha sido preparado da mesma forma, o meu pelo menos tentei mesmo que fosse individualmente, foi assim que escolhi e que era necessário para o meu Eu reencontrar!!!! 



Assim termina um ano que seria maravilhoso para todos nós cada um do seu jeito, mas que nos transformou as nossas vidas de uma forma tão diferente que fomos obrigados a descobrir por detrás de um Vírus mortal podemos vencer como Seres Humanos, que podemos viver e vencer nesta Humanidade com clareza, com o simples propósito que continuo a acreditar, Coragem, Fé, Amor, Paciência, Esperança, Clareza e Vontade!

Isto será o que desejo para todos nós para 2021, um Propósito Comum, e um Propósito para mim individualmente! Um renascer como Ser Humano e espiritualmente! Um reinventar nesta sociedade diferente, um reinventar na minha forma de viver que pode ser diferente! Um AMAR mais intenso, mesmo que se demonstre de formas diferentes mas que seja sempre presente para todos os que nos envolvem! Um fortalecimento na nossa Fé, na nossa coragem, na nossa Espiritualidade e que seja partilhada com o próximo! Um Ser Humano que acredita numa Vida mais sustentável a todos os níveis, com uma “economia circular” baseada no nosso propósito de vida!

Desejo que a Esperança permaneça em todos nós, e que fortaleça em cada um de nós ajudando-nos mutuamente no melhor que somos e que devemos mostrar!

Desejo o sorriso para todos, a Felicidade plena contemplada nos nossos rostos dia a pós dia!!

Feliz Ano Novo de 2021!!!

Rita Ribeiro de Castro

Comentários