Cartas para Teresa de Saldanha - Irmã Rita Maria Nicolau

 




Casa de São José, São Domingos de Benfica,
Lisboa, 21 de Janeiro de 2021

Querida Teresa de Saldanha, Amiga, Irmã, Mãe
És tudo isto e muito mais… Estás viva no meu coração, na Congregação que fundaste há mais de século e meio, nos Amigos e Voluntários que, em tantas partes do mundo, continuam a viver e a espalhar o teu lema de vida: Fazer o Bem sempre.
Teresa, estou a escrever nesta casa que adquiriste com os bens de família, que tanto amaste e com gosto, habitaste testemunhando: Benfica é como o céu na terra. Em Outubro de 1910, foste obrigada a sair sem nunca mais poderes regressar. Hoje, estamos aqui nós, as seguidoras do teu sonho, do teu projecto de fazer o bem sempre. Connosco habitam um grupo de meninas e jovens no Lar Madre Teresa de Saldanha que aqui crescem com o aconchego, o carinho, a educação… a que têm direito. São as meninas que tanto amaste, por quem tanto trabalhaste. Também temos a Creche de S. José que recebe bebés dos 4 meses a 3 anos.
Teresa, tu és uma pessoa especial:
Admiro-te porque colocaste Deus e a Sua Vontade acima de tudo.
Admiro-te por teres seguido Jesus, como o teu único amor, mas sempre atenta às pessoas e às suas necessidades.
Admiro-te porque soubeste incarnar o Evangelho de Jesus num amor incondicional a Deus, adesão à sua vontade, com uma confiança ilimitada, e na opção pelos mais pobres.
Admiro-te porque foste sempre fiel à oração e alimentaste-te da Palavra de Deus.
Admiro-te porque viveste as Bem-aventuranças: foste pobre, mansa, misericordiosa, pura de coração, pacífica, sofreste a perseguição…
Admiro-te porque confiaste sempre na Providência e foste sempre muito Grata a Deus.
Admiro-te porque fizeste o bem, em silêncio, mesmo que isso te exigisse grandes sacrifícios.
Admiro-te porque, sendo rica, escolheste viver na pobreza e na humildade: soubeste partilhar, sem nada guardares para ti.
Admiro-te porque trataste as crianças e os pobres com ternura e amor, e a todos transmitiste um sorriso de alegria.
Admiro-te porque agiste, em todas as ocasiões, de uma maneira prudente, acolheste o dom da vocação e observaste exemplarmente os votos.
Admiro-te porque foste uma pessoa extremamente livre… Contra tudo e contra todos, fizeste da tua existência uma obra prima de doação aos outros.
Admiro-te porque foste ousada, de uma audácia que te levou a embarcar numa aventura – a fundação de uma Congregação em tempos tão hostis - em que só podias contar com Deus.
Admiro-te porque edificaste a paz e a união e pelos sábios conselhos que nos deixaste: sejam boas, amem-se em Jesus, sejam fiéis.
Admiro-te porque conheceste e amaste São Domingos e o seu espírito de abertura e alegria e foi nesta família que enxertaste a tua Congregação.
Admiro-te porque escolheste Santa Catarina de Sena para padroeira da tua Obra, pelo seu amor universal e eclesial.
Admiro-te porque ansiaste ser santa e percorreste um caminho como o desses Amigos de Deus.
Admiro-te porque através das tuas fotos, observo o teu olhar profundo, penetrante, o teu ar sereno e calmo, a tua postura determinada…
Admiro-te porque ao ler as tuas cartas vejo a tua letra perfeita e escreves o que te vai no coração, as tuas preocupações e ocupações espirituais e sociais, a tua ternura e amor a Deus e ao próximo.
Admiro-te porque és uma grande líder carismática, cheia de talentos, de sabedoria, mas muito sóbria e humilde.
Admiro-te porque soubeste levar a Cruz com um Fiat, sem nunca te queixares, nem perderes a serenidade e a paz.
Admiro-te porque tiveste, como actual Papa Francisco, um grande sonho da fraternidade universal.
Admiro-te porque és uma MULHER possuída pelo Espírito que te fez profeta da História.
Teresa, ensina-nos, a nós que queremos, como tu, seguir os passos de Jesus, a atenção permanente ao Deus que nos habita e a disponibilidade ao clamor dos pobres e deserdados da terra.
Sabes que hoje se vive no mundo, um grande constrangimento causado pelo Covid-19 que já ceifou muitas vidas e afecta a sociedade, em geral. Tu, que tens um coração recheado de compaixão e misericórdia, intercede junto de Deus por todos os sofredores…

Recebe um carinhoso abraço virtual.
Ir. Rita Maria Nicolau

____________________________________

Apresentação: Sou Ir. Rita Maria Nicolau, Dominicana de Santa Catarina de Sena, nasci na Benedita, Alcobaça em 1947. Professei na Congregação a 31 de Maio de 1968. Fiz missões em diversos locais, mas a missão mais marcante foi em Angola, 1986-1993, um tempo marcado pelo crescimento vocacional da Congregação, no país e também pela guerra civil e as suas consequências. 
O contacto com as Irmãs Dominicanas, no Colégio do Ramalhão, a partir de 1959, foi despertando em mim a vocação religiosa. O que me cativou? A alegria das Irmãs, o espírito fraterno, a beleza da liturgia, a profundidade das meditações… a imensa paciência para connosco.
No Noviciado, 1967, tive o primeiro contacto com Teresa de Saldanha através dos seus pensamentos e da leitura do livro da Madre Maria Rosa Thiaucourt que se lia durante as refeições. Também fizemos alguns trabalhos sobre Teresa de Saldanha. Mas a grande descoberta dela foi em a partir de 1994, quando fiz uma tese de Teologia Pastoral, no Instituto de Pastoral de Madrid que foi publicada, pela Universidade Católica de Lisboa, em 1996, com o título: Teresa de Saldanha, uma vivência cristã no feminino. A partir daí, comecei a mergulhar nos milhares de cartas de Teresa em ordem ao seu processo de canonização, de que fui responsável. Foi um trabalho árduo, exigente, mas cheio de entusiasmo pela descoberta da personalidade humana, espiritual e carismática desta figura eminente da História da Igreja em Portugal. Teresa de Saldanha tornou-se uma inspiração permanente na minha vida e, a nível da Congregação, tornou-se mais conhecida, amada, graças à divulgação e tradução dos seus escritos. 
Hoje, TS é inspiradora de muitos grupos de AMIGOS e VTS em todos os locais onde as suas Irmãs se encontram em missão. A partir do momento em que o Papa Francisco, a 14 de Dezembro de 2015, assinou o decreto de declaração da heroicidade das suas virtudes e ela passou a ser Venerável, tornou-se muito conhecida e amada em muitos outros pontos do globo, que pedem relíquias suas para veneração.

Comentários

Unknown disse…
Neste dia dos Consagrados, parabenizo a todas as Dominicanas de Santa Catarina de Sena pelo exemplo que temos em Te
resa de Saldanha! Que ela do Céu interceda por nós e nos ajude a prosseguir sua missão e seu carisma com audácia e alegria!

Belas palavras, Madre Geral! Linda iniciativa!❤