Encontro Nacional (Online) de Quaresma



“O pão que se doa” foi o tema do nosso encontro de Quaresma em VTS Nacional. E, para mim, inicialmente era um tema que me dizia pouco, parecia-me abstrato.

Como em todos os encontros, começámos o dia bem, com oração como não podia faltar para estarmos prontos a receber o outro, a mensagem e a nossa própria reflexão. De seguida, experienciámos em pequenos grupos (e mais tarde no grupo grande) uma pequena dinâmica para nos animarmos e criarmos empatia com quem estávamos. Foi bom, pudemos rir e conhecer melhor as pessoas que nos calharam.

Antes de fazermos a pausa para almoço tivemos a oportunidade de ouvir o Frei Mário Rui que nos foi esclarecendo de uma forma simples e interessante o que é este “pão” e de que forma “se doa”.

A hora do almoço foi também importante para digerir a manhã, para sair da frente do computador, para refletir sozinha sobre as minhas dúvidas e conclusões e, à tarde, voltei com energia para continuar a descobrir.

Os trabalhos de grupo foram, para mim, dos melhores momentos do dia, onde falámos do Pai, de São José e da nossa querida Teresa de Saldanha. Pessoalmente, foi até entusiasmante pois o tema específico do meu grupo era “Pai com coragem criativa” e achei que não podia ter calhado melhor. O Espírito Santo sabe sempre o que faz! Criatividade sempre foi uma palavra com a qual me quis identificar uns dias e com a qual me identificava noutros mas sempre considerei fundamental na minha vida. O pensamento criativo é crucial para enfrentar os obstáculos e foi tão fácil relacionar a criatividade a São José e à Madre Fundadora, porque se ambos não tivessem tido criatividade nos grandes obstáculos da sua vida, se calhar hoje não ouvíamos deles.

Terminámos com adoração ao Santíssimo e foi muito rico, porque pude refletir, pude fazer silêncio, pude escutar e pude ouvir.

Agradeço muito o dia e as pessoas, porque foi através das histórias, das partilhas e dos presentes que eu percebi que eu e o outro podemos todos ser o “pão que se doa”.

Inês Borralho

Comentários