Cartas para Teresa de Saldanha - Beatriz Silva

 







Olá, Teresa. 
Eu conheço-te, mas tu não me conheces. A minha mãe conta-me muitas histórias tuas e a avó também. Sabes eu conheço as tuas manas as tuas irmãs dominicanas, também conheço as tuas meninas do lar de Teresa de Saldanha.
Sabes que eu também pertenço ao voluntariado de Teresa de Saldanha, sou uma mini VTS, mas pronto vamos aprendendo um bocadinho sobre ti e sobre a tua obra. Olha tu também ensinavas as meninas, não era?
Qual era a disciplina que tu mais gostavas? Olha eu gosto de natação. Sabes, também gosto muito de jogar à bola. Naquele tempo, no teu tempo, jogar à bola não era brincadeira para meninas, mas eu gosto.
Estamos a aproximar o Dia da Criança. E há uma coisa muito boa, vou fazer a primeira comunhão, mas olha vou te contar um segredo, num encontro do VTS na missa eu quando fui com a minha mãe foi comungar e eu também tomei a hóstia sem saber se podia tomar ou não, agora já sei que não podia ter tomado a hóstia naquele dia, mas pronto o Jesus também não ficou zangado comigo.
Tu sabes dessa história? Com certeza que deves saber. Tu és muito amiga do Jesus, não és?
Olha porque é que tu não vens para ao pé de mim, para brincares comigo, para me ensinares, gostava tanto de te conhecer pessoalmente.
Eu tenho 4 melhores amigos. Queres saber?
São: a Mariana, o Bruno, o Rocharte (ele é Santiago Rocharte, só que o tratamos por Rocharte) e a Filipa.
Olha podes me escrever um dia a dizeres-me como é a nossa vida aqui, se não quiseres, uma próxima eu escrevo-te.
Depois de fazer a primeira comunhão pode ser que eu te escreva novamente para dizer-te o que eu senti na primeira comunhão, é uma coisa muito importante, não é? Eu acho que sim pelo menos aprendo na catequese. Mas pronto, sou assim, sou feliz. Olha feliz Dia da Criança para ti que o meu é todos os dias!
Um beijinho muito grande.
Gostas de chupa-chupas Teresa? Eu adoro chupa-chupas. Sabes qual é a minha comida preferida é lasanha e sabes qual é o meu clube? É O BENFICA não conheces?
Por acaso as irmãs têm a casa em S. Domingos de Benfica, não é coincidência? É curioso, não é? Eu moro em frente à casa das irmãs e vejo a casa das irmãs.
Olha eu estou a ver a tua casa onde tu viveste também e estou a ver neste momento à noite, as luzes estão todas apagadas devem estar todas a dormir, se calhar também tenho de ir dormir.
Um beijinho Teresa, boa noite e descansa bem e sonha com os anjos também.

Beatriz Silva

Lisboa, 29 de maio de 2021


Comentários