Memórias do Encontro Nacional com Febiana Cardoso

 

Depois de eu fazer o DominisMissio em Aveiro no verão em 2021, quero continuar a fazer parte da da família de Madre Teresa de Saldanha. A irmã Flávia já me convidou muitas vezes para ir conhecer mais do VTS (Voluntariado Teresa de Saldanha), mas estava sempre ocupada nessa altura ds reuniões, na última vez que ela me convidou foi quando estava em isolamento por causa do Covid. Já não pensava que ia conseguir integrar o VTS, mas tudo aconteceu nesse sentido, por isso, estou aqui no VTS.

 Foi no mesmo dia do meu aniversário (11/02) que eu recebi o convite da Ir. Flávia para ir conhecero grupo, estava a pensar que era só para conhecer o VTS, mas afinal, entrei logo para fazer parte dessa família. Como sou uma pessoa que gosta de saber e conhecer coisas novas, por isso, aceitei o convite. Vai ser desafianate, mas creio que irei ganhar novas experiências, que nunca tive antes. Desde a primeira reunião que fui, já sei mais ou menos o que faz o grupo, percebi que tem muitas coisas para oferecer e várias atividades para fazer.

Tudo foi oficializado no dia 27 de fevereiro, no Encontro Nacional que se realizou em Fátima, (com os 3 núcleos: Aveiro, Guarda e Lisboa. O encontro de três dias foi o maior desafio para mim, porque na sexta-feira antes de partirmos de Aveiro tive um exame de recurso e estava mesmo cansada, mas consegui ultrapassar este desafio e fui participar com sucesso no encontro. Gostei imenso, foi uma boa altura para aproveitar a relaxar, fazer um intervalo do estudo e sair da minha zona do conforto para um novo ambiente, além disso, mudou um pouco a minha rotina. Durante o encontro eu aprendi muitas músicas novas, conheci pessoas novas que vêm de outros distritos e encontrei também uma Irmã que vem de Timor-Leste (a minha terrinha Natal); aproveitei bem os tempos para conversar com a Irmã, falávamos das situações da nossa terrinha e contávamos as histórias.

O VTS é a minha nova família. Eu estou sempre pronta para servir e ajudar em qualquer altura que esteja livre, com a Madre Teresa “fazer o bem sempre”. Gostei muito de fazer parte deste encontro. Tenho uma frase de São Lucas que me toca muito e se relaciona com o meu voluntariado:

Mas ame os seus inimigos, e faça o bem,  empreste, sem esperar nada em troca, e a sua recompensa será grande, e serão filhos do Altíssimo, pois ele é bondoso para com os ingratos e os maus”, Lc 6,35. Com esta frase consego perceber melhor a importância de atividades de coluntariado. Agora faço parte do VTS, foi uma escolha incrível que fiz na minha vida e espero que a minha presença tenha valor quer na vida de fé católica quer na comunidade.

Febiana Cardoso - Aveiro

Comentários