Testemunho de uma bela caminhada com Anilta

 A MINHA RELAÇÃO COM A CIDADE DA GUARDA

 Cheguei à cidade de Guarda no dia 16 de outubro de 2017 proveniente de um país pequeno chamado São Tomé e Príncipe. Vinha de uma realidade totalmente diferente da que encontrei na Guarda, desde as pessoas, o clima, as paisagens, a gastronomia, a cultura, etc, etc.

Antes de ser selecionada para prosseguir os meus estudos universitários na cidade da Guarda desconhecia por completo a sua existência. Os primeiros conhecimentos que tive da cidade foram obtidos através de contatos que estabeleci com ex. colegas do ensino secundário que já estavam prosseguindo os seus estudos na cidade e também através de pesquisas que fui fazendo pela internet.

A primeira sensação de diferença de realidade que tive foi na manhã do dia 16 de Outubro quando cheguei à cidade mais alta de Portugal com a temperatura a rondar os 8/9 graus que se contrastavam completamente com o calor a que estava habituada.

Foi num belo dia (22 de Outubro de 2017) que conheci uma pessoa tão querida, que hoje faz parte da minha vida, Ir Alzira, no domingo (22 de Outubro de 2017) depois da missa, eu andava a procura de um/a Catequista e logo fui apresentada a ela e ela me olhou com um sorriso e eu fiquei toda caidinha por esse sorriso lindo. E foi assim o início de uma nova amizade, Catequista e Catequizante (já andava no 2º ano do Crisma), e no final sendo Madrinha e Afilhada. Nesta altura também fui apresentada a um Grupo Coral de Estudantes Santomenses que animavam a Eucaristia no Lar dos Idosos aos domingos, mesmo em frente a Casa Sagrada Família e, os mesmos fazem parte do grupo VTS-Guarda, e fui convidada a fazer parte do grupo.

Falando do VTS, é neste grupo onde conheci a história de Teresa de Saldanha, muitos Testemunhos e Histórias de Vida das Pessoas que fazem parte do grupo, onde conheci pessoas queridas e maravilhosas da qual construí amizades que levarei comigo, enfim, aprendi muitas coisas e continuo aprendendo…

Desde a altura até a presente data que a minha relação com a cidade da Guarda se foi consolidando, tornando-se hoje, sem margens para dúvidas, uma cidade muito querida para mim, que me acolheu da melhor maneira, assim como, muitos dos meus colegas. Guarda é acima de tudo uma cidade muito fria, com um povo muito calmo, e acolhedor. Neste aspeto ela se assemelha muito ao meu país, São Tomé e Príncipe.

A todos que marcaram a minha vida ao longo desta caminhada nesta cidade, a todas as amizades construídas, aos meus amigos que estiveram presentes nos bons e maus momentos comigo. Foram momentos fantásticos e muito divertidos.

Termino fazendo um balanço positivo do meu percurso nesta cidade, aprendi muitas coisas ao longo da minha formação académica. Foi uma jornada longa de muita experiência vivida e adquirida e isso tudo marcou muito a minha vida. Não me arrependo desta caminhada. Hoje sou Licenciada e continuo o meu percurso académico na Cidade da Guarda, fazendo o Mestrado, e claro, junto da Família do Voluntariado Teresa de Saldanha.

 

Anilta da Cruz Trindade

Comentários